Os empregos de jornalismo e radiodifusão de alto nível na mídia convencional atraem muito mais candidatos do que vagas. O programa de treinamento de mídia em que você se inscreve deve prepará-lo para as realidades desse campo altamente competitivo - que está passando por uma mudança fundamental e massiva no século 21.
Já se foi o tempo dos jornalistas novatos na redação recém-saídos do colégio. Algum tipo de treinamento de mídia na faculdade é obrigatório para um emprego de jornalista de jornal, e diplomas de 4 anos são fortemente preferidos. Lembre-se de que o pedigree universitário é um fator importante nessa área. Procure a admissão nas escolas de jornalismo mais conceituadas possíveis, mas tome cuidado, pois a competição por essas vagas é intensa. Apenas os empregos de mídia de alto escalão pagam bem para começar. Sem um diploma de uma universidade de primeira linha, é muito provável que seu primeiro emprego seja em um pequeno jornal de um mercado pequeno.
Os interessados em radiodifusão podem achar que uma escola de radiodifusão é uma alternativa preferível a 4 anos de faculdade. Lembre-se, entretanto, de que essas escolas geralmente funcionam com muito pouca supervisão. Tente sentir como os empregadores da área consideram o programa da escola e verifique se os graduados do programa estão realmente trabalhando na área. Graduados mesmo das escolas de treinamento de mídia mais conceituadas, entretanto, podem estar em desvantagem em relação aos graduados de um programa universitário bem conceituado.
Uma vez inscrito, você deve aproveitar todas as oportunidades para adquirir experiência profissional. Envolva-se o máximo possível com o jornal ou estação de rádio de sua escola e esteja preparado para fazer alguns estágios não remunerados ou mal remunerados. Especialmente se você estiver interessado em uma carreira na mídia de radiodifusão, você deve encontrar uma maneira de se destacar entre os empregadores em potencial. Este é um negócio que exige muita gente e entende-se que a compensação pelas longas horas e pouco ou nenhum pagamento é a chance de ganhar exposição, contatos e mentores.
Qualquer discussão sobre treinamento de mídia nos dias de hoje deve incluir as chamadas novas mídias - blogs de internet e fluxos de áudio / vídeo sob demanda. É uma necessidade absoluta que seu treinamento englobe habilidades como blog e podcasting. Até mesmo locutores e jornalistas profissionais estabelecidos estão se reciclando nessas áreas e, em alguns casos, estão deixando seus antigos empregos e organizações por completo.
Dificuldades financeiras envolvendo os principais jornais
Muito tem sido dito sobre as dificuldades financeiras que envolvem os principais jornais e outras organizações de mídia de primeira linha. As pessoas que entram neste campo devem dar muita atenção aos possíveis empregadores alternativos, especialmente empresas de mídia na Internet. A demanda por conteúdo da Internet é imensa e um número cada vez maior de blogs e sites da Web paga para você escrever e postar seu próprio conteúdo. Se as oportunidades nas instituições de mídia tradicionais estão diminuindo, olhe para as novas que estão surgindo. Acima de tudo, seu treinamento de mídia deve colocá-lo em posição de aproveitar essas oportunidades.