A música pode tocar a alma de qualquer pessoa tanto física quanto emocionalmente. A musicoterapia é um tipo de cura em que o musicoterapeuta usa sons e ritmos para ajudar a melhorar a saúde do paciente. Basicamente, a música torna mais fácil para os pacientes se sentirem melhor, promovendo assim a maneira natural do corpo se curar. A musicoterapia é apropriada para pessoas com deficiências físicas e mentais.
Manter práticas privadas
Os musicoterapeutas podem trabalhar em hospitais gerais, escolas, instalações psiquiátricas, prisões, centros comunitários, institutos de treinamento e universidades. Alguns também podem ter consultórios particulares e prestar serviços como consultores ou profissionais independentes.
Se você deseja seguir esse tipo de carreira, deve possuir um diploma de um programa acadêmico credenciado. Você também precisará ser certificado para poder progredir em sua carreira e como uma vantagem ao se candidatar a cargos em instalações médicas.
Siga um programa acadêmico. De preferência, você desejará concluir um diploma em uma instituição credenciada pela Music Therapy Association. Isso o ajudará a se estabelecer nas bases teóricas da música e da musicoterapia. Atualmente, há um número crescente de universidades e faculdades que oferecem programas de musicoterapia. Escolha um que seja devidamente credenciado pelo MTA, e de fácil acesso.
Realize seu estágio. Os conselhos de certificação geralmente exigem um programa de estágio de 6 meses. Isso pode ser em uma área preferencial de especialização e é necessário antes de fazer o teste de certificação, que é administrado pelo Conselho de Certificação para Musicoterapeutas. O treinamento prático é uma parte vital da sua carreira, pois permite que você aprenda a lidar com situações do mundo real.
Familiarize-se com as diferentes metodologias. A música pode ser usada para promover a cura de pessoas que sofrem de dores e deficiências. Você pode trabalhar em sessões individuais ou em um ambiente de grupo com uma ampla variedade de pacientes de diferentes idades e origens.
Aprecie a música. Saiba o quanto você aprecia música e sua habilidade como músico. Isso deve ajudá-lo a avaliar se a música o ajuda a apoiar os esforços de outras pessoas para restaurar sua saúde ou, pelo menos, para aliviar a dor e o desconforto que estão sentindo devido à doença. Procure oportunidades em hospitais infantis, clínicas médicas, lares de idosos ou casas de veteranos para ter a oportunidade de praticar seu ofício. Pessoas em todos os lugares apreciam música e como ela pode ajudar a aliviar sofrimentos.
Pesquise e aprimore sua técnica. O uso da musicoterapia é apoiado por pesquisas. Portanto, é importante estar sempre atualizado. Sua eficiência foi testada para lidar com uma variedade de condições médicas, que incluem deficiências mentais, deficiências de desenvolvimento e envelhecimento.
A música tem o poder de promover a cura, melhorando a perspectiva das pessoas e promovendo um fluxo saudável de energia. Uma pessoa interessada em se tornar um musicoterapeuta deve ser uma pessoa genuinamente musical que entende o poder da música e como ela pode ser usada para manter e desenvolver a saúde. Também seria necessário saber tocar alguns instrumentos, pois eles serão úteis em suas sessões de terapia. Você deve ter o coração e a alma de um músico para ser um musicoterapeuta eficaz.