Como se tornar uma enfermeira de oncologia pediátrica?
Nicole Norma Gusmão
• 3 min de leitura
Ser enfermeira de oncologia pediátrica é mais do que apenas um plano de carreira; enfermeiras oncológicas trabalham com pacientes jovens e suas famílias para superar doenças e câncer. Por esses motivos, preparar-se para ser enfermeira oncológica pediátrica é um caminho que exige muito trabalho, dedicação e compaixão.
Uma enfermeira de oncologia pediátrica é responsável por lidar com quaisquer dúvidas ou preocupações que os pacientes e familiares possam ter. Enfermeiros de oncologia pediátrica atuam como uma ligação entre os médicos e os pacientes, e eles avaliam continuamente o progresso e o resultado das crianças. Além disso, são as enfermeiras pediátricas que cuidam e se preocupam durante todo o tratamento da criança.
Enfermeira pediátrica oncológica
Para iniciar sua carreira como enfermeira de oncologia pediátrica, você precisa se inscrever em uma faculdade ou universidade que tenha um programa de enfermagem. Embora seja melhor obter um diploma de bacharel em enfermagem, você pode começar sua carreira de enfermagem obtendo um diploma de associado. Os cursos que você fará enfocarão matemática e ciências, bem como treinamento prático. Grande parte do treinamento é feito em hospitais locais, salas de emergência e consultórios médicos.
Como a enfermagem é uma escolha de carreira popular para mulheres jovens e enfermeiras atuantes, existem muitos programas de enfermagem que são projetados para se adequar a um estilo de vida agitado. Alguns deles são programas a distância, que se concentram em mais experiência prática e menos tempo em sala de aula. Outros programas são feitos principalmente online (exceto para a experiência prática) e de acordo com sua própria conveniência.
Para se tornar uma enfermeira oncológica pediátrica, você também deve se tornar uma enfermeira registrada, ou RN. Você precisará fazer e passar no Exame do National License Council. Este teste é o que certifica as pessoas a serem Enfermeiros Registrados em sua área. Verifique com a escola ou programa que você está frequentando, pois muitos exigem que você passe no teste com uma pontuação de 85% ou mais.
Fazer um estágio em um hospital próximo também pode ajudá-lo a se preparar para ser uma enfermeira de oncologia pediátrica. Os estágios podem ou não ser pagos, mas o conhecimento que você recebe em primeira mão é inestimável. Durante um estágio, você aprenderá como trabalhar com pacientes e suas famílias a nível físico e emocional.
Depois de adquirir os programas de educação e certificação necessários, você está pronto para começar sua jornada como enfermeira de oncologia pediátrica. Você pode pesquisar vagas em aberto online ou ligar para as unidades de oncologia do hospital local. Se você fez um estágio, aproveite essa oportunidade para encontrar vagas em aberto. Você também pode navegar no site da Associação de Enfermeiros de Hematologia / Oncologia Pediátrica. Opte por preencher um perfil para aumentar suas chances de encontrar uma posição em sua área.
Depois de exercer a profissão de enfermeira de oncologia pediátrica por um ano, você pode se inscrever para obter a certificação da Oncology Nursing Certification Corporation. Você também pode continuar seus estudos para se tornar um enfermeiro oncológico. Isso requer um programa de mestrado e horas clínicas supervisionadas.