O fisiatra é um médico especialista em reabilitação. Se você decidir se tornar um fisiatra, estará lidando com programas abrangentes de gerenciamento de pacientes com deficiências e deficiências decorrentes de doenças vasculares, musculoesqueléticas e neuromusculares.
Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a começar a se tornar um fisiatra:
Em primeiro lugar, você precisa exibir excelência acadêmica, mesmo durante o ensino médio. Faça aulas de ciências e matemática em todos os anos do ensino médio. Será mais vantajoso se você também puder fazer aulas avançadas e aulas especiais. Espera-se que os futuros fisiatras tenham bons hábitos de estudo, uma vez que estes serão necessários no curso de sua formação médica.
Faça um curso de graduação em medicina. Selecione uma faculdade ou universidade credenciada para seu diploma de graduação. Você pode optar por cursos como biologia e similares. Você também precisará fazer o MCAT antes de entrar em uma faculdade de medicina. Você deve se preparar para este exame para obter uma nota aceitável e se qualificar para a faculdade de medicina de sua escolha. Uma vez na faculdade de medicina, você precisará passar por quatro anos de treinamento antes de se tornar elegível para a posição de residência.
Sua residência deve ser concluída antes que você possa se tornar um fisiatra oficial, e isso geralmente leva cerca de quatro anos. Seu primeiro ano será dedicado ao desenvolvimento de suas habilidades médicas gerais e os próximos dois anos serão dedicados a explorar e aprender os meandros dos programas de reabilitação e análise de medicina física.
Existem outras bolsas disponíveis se você quiser se especializar. Alguns exemplos desses programas incluem lesões traumáticas, medicina esportiva, controle da dor, geriatria, pediatria, reabilitação musculoesquelética e neuromuscular e casos neurológicos. Se você decidir fazer uma bolsa, precisará de mais dois anos ou mais no estudo.
Você deve obter sua licença e certificação médica. A licença do seu médico terá que vir do conselho de licenciamento do seu estado. Você também pode optar por ser certificado pelo Conselho Europeu de Medicina Física e Reabilitação.
Depois de passar nos exames do conselho, agora você pode praticar a medicina. Os fisiatras trabalham em programas de reabilitação e tratamento ambulatorial e hospitalar. Você pode trabalhar em hospitais ou se dedicar à prática privada. Trabalhar como consultor também é uma opção.
Lembre-se sempre de manter suas licenças e outros requisitos educacionais necessários renovados e atualizados. Tudo isso é obrigatório ao praticar sua profissão. A não renovação de licenças e outros documentos importantes pode resultar em suspensão ou outras penalidades.
Além da prática privada, você também pode considerar juntar-se a outras equipes de profissionais, como terapeutas, quiropráticos, acupunturistas e outros fisiatras com diferentes subespecialidades. Isso dará aos seus pacientes a mais ampla gama de opções de cuidados e também pode ajudá-lo a obter referências de pacientes.
Você precisa de paciência e determinação nesta linha de profissão. Porém, é gratificante saber que você estará ajudando muitas pessoas, principalmente aquelas que precisam de reabilitação física.