Como selecionar um programa de compactação de arquivos?
Sr. Manuel Leon Neto
• 3 min de leitura
Selecionar um programa de compactação de arquivo adequado é um processo relativamente fácil. Existem muitos programas de compressão por aí que fazem esse trabalho, desde que você saiba o que procurar. Os programas de compactação de arquivos são necessários principalmente porque pegam um conjunto de arquivos e os compactam em um único arquivo - que é menor do que a soma de suas partes. Isso é muito importante para computadores que têm espaço e capacidade relativamente pequenos, porque você é capaz de compilar mais arquivos juntos do que você normalmente conseguiria sem o uso de um programa de compactação de arquivos. Há também a questão de descompactar ou extrair os arquivos desse único arquivo compactado - o que é definitivamente uma necessidade, porque os arquivos que foram compactados não podem ser usados ou abertos adequadamente a menos que sejam extraídos primeiro (ou abertos com uma compactação de arquivo programa).
Hoje em dia, a Internet faz uso extensivo desses arquivos compactados, o que torna ainda mais necessário que qualquer proprietário de computador que tenha acesso à Internet também tenha esses programas de compactação de arquivos. Este artigo se aprofundará no processo de seleção do programa de compactação de arquivo adequado por meio de uma série de etapas, porque certos tipos de programas precisam de certos tipos de computadores para funcionar corretamente. Portanto, se você estiver interessado em aprender que tipo de programa vai para onde, continue lendo o processo passo a passo abaixo:
Que tipo de arquivos usar se você estiver usando um PC. Isso requer dois arquivos para que o programa de compactação de arquivos seja realmente completo - um que compacta o próprio arquivo e outro que extrai ou descompacta o arquivo para que você possa usar o que está dentro. Pkzip, um programa de compactação de arquivos desenvolvido pela PKware, é útil para compactar arquivos, transformando-os em um arquivo.zip. Para extrair arquivos de a. arquivo zip, um programa como o WinZip é necessário (desenvolvido pela WinZip). Existem outras opções, como WinRAR e WinAce, que têm seus próprios tipos de programa, mas ainda são capazes de descompactar e extrair arquivos.zip, entre outros (tornando o WinRAR a escolha ideal entre os três exemplos).
Que tipo usar se você tiver um Macintosh. Stuffit Lite, que foi desenvolvido pela Aladdin Systems, pode lidar com a extração de arquivos compactados do Macintosh. Se você quiser dar um passo adiante, Stuffit Deluxe é uma versão mais aprimorada que também permite que você crie seus próprios arquivos.sea, uma ferramenta inestimável para usuários de Macintosh. Como há menos usuários de Macintosh do que de PC, a maioria dos arquivos na Internet são arquivos.zip ou.rar. Se você precisa de algo que seja capaz de lidar com arquivos do Macintosh e do PC (embora se incline mais para o Macintosh), o DropStuff pode fazer exatamente isso (também desenvolvido pela Aladdin Systems).
Por último, que tipo de programa de compactação de arquivo usar se você usar o UNIX. A maioria dos arquivos UNIX são compactados em.gz - que pode ser descompactado com o uso de Gzip, um programa desenvolvido por Jean-loup Gailly.
Mesmo que os tipos de programas de compactação de arquivos variem dependendo do tipo de computador, todos servem para se complementar, desde que você encontre o programa que equilibre adequadamente todas as suas necessidades.