Se você roer as unhas, não está sozinho. Muitas pessoas compartilham esse hábito por diversos motivos, como estresse, tédio ou necessidade de conforto. Algumas pessoas chegam a roer as unhas quando a unha fica muito comprida ou roer a pele morta ao redor das cutículas.
É muito importante parar de roer as unhas e cutículas. As unhas roídas não só parecem nojentas e mal cuidadas, mas também podem afetar negativamente a impressão que você dá a um potencial empregador ou cliente - ou parceiro! Unhas roídas também podem causar infecções prejudiciais. Como primeiro passo, recomendo fortemente pegar uma cópia de Pare de roer as unhas - este guia popular tem dicas comprovadas que podem ajudar qualquer pessoa a parar de roer as unhas!
Aqui estão alguns truques para tentar:
Decida que você vai parar. Nenhuma tática ou estratégia o ajudará se você não tomar a decisão de desistir e se comprometer com ela.
Escolha um dia para parar. Faça um círculo em vermelho em seu calendário. Lembre-se muitas vezes, nos dias que antecedem, que este é o dia em que você vai parar de roer as unhas.
Um dia antes do seu Dia de Desistência, faça alarde em uma manicure profissional. Se você não puder pagar por um, faça você mesmo com estas etapas:
Remova qualquer verniz com um removedor de verniz sem acetona.
Com cuidado, empurre as cutículas para trás - não as corte!
Use um esfoliante corporal misturado com gel de banho para um esfoliante manual faça-você-mesmo. Massageie a pele com a mistura, prestando muita atenção na área imediatamente ao redor do leito ungueal.
Enxágüe com água morna e seque suavemente o excesso de água.
Enquanto as mãos ainda estão úmidas, passe um creme espesso para o corpo ou manteiga para o corpo nas mãos e nas cutículas. Limpe o excesso com uma toalha macia.
Depois que o creme for absorvido e suas mãos estiverem completamente secas, use uma lixa macia para modelar suavemente as unhas em seu formato preferido.
Aplique um esmalte claro, se desejar. Caso contrário, use um tampão para dar um bom brilho às suas unhas.
Nos primeiros dias após o dia de parar, pode ser difícil manter as mãos longe da boca. Você tem que se lembrar continuamente de que não roe mais as unhas. Diga baixinho ou silenciosamente para si mesmo, ou em voz alta, mas faça isso com frequência no início. Em breve, isso se tornará uma "segunda natureza". Aqui estão alguns outros truques para tentar:
Mantenha um pequeno tubo de creme hidratante e uma lixa macia na bolsa ou na mesa, e um kit separado no carro e em casa. Use o creme várias vezes ao dia para manter a pele macia e evitar rasgos na cutícula (o que pode levar a mordidas) e a lixa para suavizar quaisquer manchas ásperas (o que também pode induzi-lo a mastigá-las - mesmo que você saiba que nunca funciona).
Faça uma lista de todas as razões pelas quais você deve parar de roer as unhas. Seja o mais específico possível e não faça rodeios. Em vez de escrever "Não parece legal", tente anotar: "Unhas roídas parecem HORRÍVEIS e fazem as pessoas pensarem que não tenho autocontrole". Certifique-se de incluir em sua lista todos os benefícios de que você terá ao obter sucesso, como a capacidade de exibir aqueles lindos anéis em seus lindos dedos.
Use dicas visuais. Um truque que funcionou para mim foi uma foto recortada da falecida princesa Diana, depois que ela recebeu seu anel de noivado do príncipe Charles. Lembre-se disso? Ela não conseguiu mostrar seu anel direito porque roeu as unhas, então teve que cerrar os punhos para que os fotógrafos pudessem ver bem.
Explore a possibilidade de usar um sistema de recompensa. Anexe pequenas compras ao tempo que você passou sem mordiscar. Antes do seu encontro, pense em uma lista de pequenos prazeres - qualquer coisa desde uma nova revista de moda brilhante ou um tubo de brilho labial caro a uma manicure profissional ou até mesmo uma massagem. Liste o máximo possível de recompensas em potencial. Em seguida, classifique-os em ordem de magnitude ou despesa, com as recompensas menos caras primeiro. Circule quatro que realmente o atraem e atribua um "marco" diferente para cada um. Para o seu primeiro dia inteiro sem roer as unhas, você pode se recompensar com a nova edição da W ou da Vogue francesa. Para a primeira semana inteira, você poderia comprar o novo brilho labial Dior. Talvez o primeiro mês bem-sucedido valha uma massagem no spa local, e seis meses equivalem a um dia inteiro de tratamentos. Estes são apenas exemplos; a chave para o uso bem-sucedido de recompensas é escolher recompensas que façam seu coração bater um pouco mais rápido.
Peça por ajuda! Não tenha medo de recrutar seus parentes e bons amigos ou colegas de trabalho em seu esforço para conseguir unhas saudáveis. Diga a eles o que você está fazendo e a data em que planeja parar de fumar e, em seguida, peça que chamem sua atenção para mordiscar quando o pegarem com as mãos na boca. Peça ao seu parceiro ou colega de quarto para elogiá-lo quando você resistir à tentação de roer as unhas ou quando suas unhas ficarem mais longas e saudáveis.
Se tudo mais falhar, existem produtos de sabor desagradável que você pode aplicar nas unhas para desencorajar a mastigação. Você pode retirar esses produtos em qualquer drogaria.
Por fim, se você é um ente querido ou amigo de um roedor de unhas, pense em como o incentivará a parar. Repreender e irritar definitivamente não vai funcionar e pode causar danos ao seu relacionamento. Em vez disso, fale honestamente sobre o impacto negativo que roer as unhas tem no poder de causar uma boa impressão na pessoa que você ama. Incentive-o a considerar os aspectos de saúde. É difícil pensar em abandonar um hábito tão arraigado; você pode ajudar a aumentar a motivação do roedor de unhas falando sobre uma época da sua vida (ou melhor ainda, na vida do roedor de unha) em que outro hábito foi superado com sucesso. Seja solidário, alegre e positivo em sua abordagem e ofereça-se para ajudar - talvez com "palavras-código" se você vê-la começar a mordiscar em público, ou mesmo oferecendo uma recompensa.
Siga essas dicas e mantenha seu compromisso firme. Em breve, você terá unhas bonitas e saudáveis.