Uma rede de computadores combina vários computadores e dispositivos por meio de uma rede local (LAN) para permitir que eles se comuniquem entre si. O formato de quadro padrão usado na rede local (LAN) para facilitar a transmissão de dados entre computadores e dispositivos é chamado de Ethernet. A tecnologia Ethernet nos primeiros anos usava cabos coaxiais para enviar dados, mas com o avanço da tecnologia, as conexões foram substituídas por equipamentos mais confiáveis. Equipamentos Ethernet, como links ponto a ponto, hubs e placas Ethernet, agora podem acomodar velocidades de 1000 megabits por segundo ou 1 gigabit por segundo. Considere alguns dos equipamentos Gigabit Ethernet disponíveis para configurar adequadamente sua rede de computadores.
1. Placas de interface de rede Ethernet
Rede de pequeno escritório doméstico
Para permitir que os computadores transmitam dados uns aos outros, eles precisam ser equipados com placas de interface de rede Ethernet. Existem alguns tipos de placas ou adaptadores Ethernet que funcionam com altas velocidades. A tecnologia de barramento Peripheral Component Interconnect X ou PCI-X permite que os pacotes de dados fluam mais rapidamente pela rede. As velocidades de barramento são notavelmente maiores do que as placas PCI regulares e sua arquitetura foi projetada para reduzir erros na transferência de dados. Embora os adaptadores Ethernet PCI-X possam gerenciar altas velocidades, outro tipo de placa de interface de rede Ethernet está se tornando rapidamente o novo padrão para a tecnologia Gigabit Ethernet. O PCI Express ou PCI-E é projetado para aproveitar todo o potencial da tecnologia Gigabit Ethernet em uma rede maior. O PCI-E pode ser usado em vários ambientes, desde um grande escritório até uma pequena rede doméstica. O PCI-E foi projetado para eliminar gargalos no tráfego de comunicação e estar em conformidade com os requisitos de alta largura de banda.
Uma rede de computadores usa links para conectar computadores entre si para a transmissão de dados. O cabo CAT 5 (Categoria 5) é comumente usado para rede, que pode ser usado com a tecnologia Gigabit Ethernet, embora haja alguns problemas que afetarão o desempenho de alta velocidade. Passar cabos de mais de cem metros e ter várias emendas em um único cabo pode dificultar o fluxo de dados. O cabo de fibra ótica é uma solução melhor para a tecnologia Gigabit Ethernet, que permitirá que você use cabos mais longos e os pacotes de dados viajarão em velocidades mais rápidas neste tipo de cabo.
Instalação Gigabit Ethernet
3. Instalação Gigabit Ethernet
Certifique-se de que o computador esteja desligado e desconectado da tomada. Em seguida, deslize a placa Gigabit Ethernet no slot PCI disponível. Verifique se ele está inserido corretamente e se não está solto no slot. Aparafuse-o na parte traseira da CPU e, em seguida, ligue o computador. Normalmente, o sistema operacional do seu computador detectará o hardware recém-instalado e dificilmente haverá outras instalações depois que ele for detectado. Alguns fabricantes exigem a instalação de software para que você possa definir as configurações do adaptador, verifique o manual para as configurações adequadas. Conecte o cabo de fibra óptica à porta Gigabit Ethernet. O cabo de fibra ótica será equipado com conectores modulares RJ-45 em suas extremidades, bastando inserir o conector na porta. Siga o mesmo procedimento para todos os computadores da rede, então você pode se conectar a um hub ou servidor.
Usar o equipamento Ethernet certo para sua rede pode ser um pouco caro, mas as opções mais baratas significariam que você não seria capaz de maximizar totalmente o potencial do gigabit Ethernet.
Dicas rápidas:
Antes de instalar o equipamento, certifique-se de drenar o excesso de eletricidade de sua CPU, deixando-o descansar por um tempo após desconectá-lo da tomada.