LAN ou Local Area Network é um tipo de rede de computadores usado para uma área específica. As pequenas empresas com apenas um escritório ou aqueles estabelecimentos ocupando apenas uma área, normalmente utilizam a LAN. É também a forma ideal de conexão de sistema que empresas e outros escritórios usam para conectar computadores dentro de suas instalações. No entanto, LAN, fiel ao que seu nome sugere, embora seja uma configuração excepcionalmente eficaz, é limitada pelo aspecto da distância.
WAN, por outro lado, significa Wide Area Network. Ele pode cobrir uma região mais ampla do que a LAN. A WAN pode fornecer uma rede de computadores em todas as margens geográficas, em todos os continentes. A Internet é o paradigma perfeito da WAN.
É certo que a principal distinção entre uma LAN e uma WAN é a área e a distância para as quais elas podem fornecer uma rede. Mas existem outras diferenças fundamentais entre os dois.
Dez vezes mais rápido
Em termos de velocidade, uma LAN é cerca de dez vezes mais rápida do que uma WAN e transfere dados com uma rapidez de vários megabits por segundo. Uma WAN normalmente é lenta. A WAN mais rápida tem cerca de 155 Mbps.
Com relação aos meios de conexão e transmissão, uma LAN tem Ethernet como o padrão estabelecido para conectar estações de trabalho. As estações de trabalho do computador com seus dispositivos derivados são conectadas por meio de cabos e fios coaxiais. O meio de transmissão pode, teoricamente, atingir taxas de até 10 Gbit. É seguro dizer que as conexões a cabo administram uma LAN. Na maioria das vezes, a WAN depende de operadoras comuns, como as chamadas provedoras de serviços, para se conectar. Os instrumentos de transmissão usados com freqüência são linhas telefônicas, microondas e links de satélite. Telecomunicação é uma palavra-chave dentro do território WAN. Uma conexão sem fio é uma amostra disso.
A diferença entre LAN e WAN também aparece no tipo de topologia e uso da rede. Já se sabe que ambos se conectam de forma diferente, o que pode ser atribuído à topologia de rede. Uma rede LAN é mais personalizada, destinada à comunicação ponto a ponto. Cada usuário compartilha seus recursos com outros usuários da rede. Impressoras, scanners, arquivos e outros aplicativos também podem ser compartilhados no local de trabalho. Com essa configuração, o uso é muito mais controlado para apenas alguns usuários. Na maioria das vezes, os direitos do usuário e os procedimentos de validação de senha são praticados por um administrador que os gerencia. Já uma WAN opera na base de usuário para servidor, com recursos solicitados de um servidor principal. A WAN é muito aberta, amplamente obtida e a comunicação é proeminente, em oposição ao compartilhamento de recursos de hardware.
O custo está de acordo com os requisitos de hardware. Tanto a WAN quanto a LAN possuem estações de trabalho conectadas. A configuração de roteadores WAN, pontes e gateways é necessária para interconectar LANs. Como a WAN tem requisitos de hardware maiores, várias estações de trabalho são necessárias, junto com hardware de conexão como pontes e linhas alugadas. Essas necessidades tornam a configuração da WAN mais cara do que uma LAN menor.