Como monitorar a velocidade e o desempenho da rede?
Luciana Correia de Araújo
• 4 min de leitura
O monitoramento do status dos componentes de sua rede é responsabilidade de um administrador de rede. Como uma rede é composta de computadores, servidores, estações de trabalho, switches, roteadores, WAPs, firewalls, cabos, unidades UPS e outros componentes, é fundamental que um administrador de rede saiba o que está acontecendo com a rede. Ele precisa monitorar a velocidade da rede, monitorar o tráfego e monitorar roteadores, ser capaz de relatar resultados de monitoramento de tráfego de Internet, monitoramento de LAN e monitoramento de WAN e saber os detalhes do tráfego na rede, o uso da largura de banda e o desempenho da infraestrutura.
A velocidade e o desempenho da rede precisam ser monitorados para verificar a integridade da rede e ser capaz de detectar problemas potenciais ou existentes e corrigi-los antes que causem maiores danos ao sistema. Quanto mais cedo você determinar o problema, mais rápido e fácil ele poderá ser corrigido.
Ferramentas existentes construídas
Para uma rede pequena com um orçamento muito apertado, use as ferramentas existentes integradas nos utilitários gratuitos e no sistema operacional do seu computador. Torne sua estratégia de monitoramento abrangente, implementando uma combinação de diferentes soluções de software.
Use o Monitor de desempenho / Monitor do sistema incluído no servidor do sistema operacional Windows para determinar falhas de desempenho.
Selecione entre os vários contadores o desempenho que deseja medir entre os serviços do servidor, que incluem memória, processador, interfaces de rede e disco físico. Você pode até monitorar seus contadores de computadores remotos.
Use o recurso Alertas e Logs de desempenho para registrar atividades ou enviar mensagens de rede assim que a rede atingir um valor limite especificado.
Monitore sistemas e outras atividades de aplicativos, incluindo eventos relacionados à segurança, usando os logs de eventos do Windows. As mensagens de erro e avisos enviam mensagens sobre problemas iminentes detectados.
Para visualizar remotamente seus logs de eventos com computadores Windows, você pode usar o WMI ou software de terceiros como o Event Log Explorer.
Aqui estão algumas ferramentas gratuitas de monitoramento de servidor e rede que você pode usar:
Os utilitários de monitoramento Sysinternals incluem monitoramento para FileMon (para Linux ou Windows), CPUMon, PMon, DiskMon, PortMon, RegMon, Process Explorer, TDIMon, TCPView e TokenMon.
O Big brother oferece uma versão gratuita do "irmão mais novo" que fornece informações sobre o status do seu sistema por meio de páginas WML ou de uma página da web para dispositivos habilitados para WAP.
Wavexmonx é um pacote de software fácil de instalar que examina serviços, logs de eventos, espaço em disco, backups, memória, CPU e aplicativos removidos ou adicionados. O software envia notificações por e-mail para problemas detectados.
Manageengineopmanagersuporta notificações SMS e e-mails que podem monitorar serviços, logs de eventos, memória, CPU e espaço em disco, UPS e firewall, impressoras e switches, links WAN, monitoramento de URL e monitoramento de aplicativo para MS SQL, Oracle e Lotus Notes Exchange.
O Linux oferece uma variedade de aplicativos de análise de tráfego e monitoramento de rede gratuitos e de código aberto. Ele gera dados em formato HTML que você pode visualizar com seu navegador da web. Você pode configurar um sistema de monitoramento remoto que pode ser acessado de um local central. Os sistemas Linux funcionam bem em hardware antigo, mas alguns cavalos de força do sistema Pentium podem ser muito baixos para capturar os pacotes em velocidades de fio de gigabyte.
Monitoramento completo do tráfego da Internet
Para monitorar o tráfego, monitorar os roteadores, a velocidade da rede e o desempenho, além do monitoramento completo do tráfego da Internet, monitoramento de LAN e monitoramento de WAN, você pode ter vários sistemas de monitoramento em execução em diferentes aplicativos. Como a saída desses sistemas está em formato HTML, configure uma página inicial de monitoramento que pode ser localizada em qualquer sistema executando o Apache ou em um servidor web. Em seguida, adicione os links para seus outros sistemas de monitoramento nesta página inicial para acesso mais rápido.