Protocolos de Rede de Comunicação

Os protocolos seguem um método em que os nós observam outros nós de transmissão
Em uma situação em que você tem vários nós transmitindo dados, os protocolos seguem um método em que os nós observam outros nós de transmissão e apenas transmitem quando a rede está livre.

Existe um padrão global de como os dispositivos transmitem e recebem dados em uma rede de comunicação ou mesmo apenas dois dispositivos em uma conexão ponto a ponto. A ISO ou a Organização de Padrões Internacionais elaborou um conjunto de regras sobre como a comunicação de dados deve ser realizada. Esses padrões envolvem camadas de serviço de rede e camadas de função final do usuário que garantem que você transmita e receba os dados ou informações sem erros no equipamento digital físico.

Envolve a transmissão de bits de dados

1. Camadas de rede
A camada física - O foco principal desta camada são os fatores físicos e mecânicos que transmitem dados de um ponto a outro. Isso envolve a transmissão de bits de dados de e para dispositivos por meio de conectores físicos especificados, tipos de fios ou cabos e o tipo de sinal.

  • Camada de link de dados - essa camada controla e formata as informações enviadas e garante que elas estejam livres de erros.
  • Camada de rede - controla o fluxo de informações, colocando -as em pacotes de dados e encontrando a melhor rota para entregar os dados.
  • Camada de transporte - esta camada divide os dados em pacotes menores para transmissão. Eles são enviados em seqüência, mas seguem rotas diferentes, de modo que podem chegar fora da seqüência.
  • Camada de sessão - esta camada estabelece a conexão entre dois usuários e também lida com o término da transmissão de dados.
  • Camada de apresentação - conjuntos de caracteres especiais e gráficos são definidos de forma que possam ser codificados para transmissão e decodificados ao chegar ao seu destino.
  • Camada de aplicação - refere-se ao programa que usa os dados comunicados com um conjunto de padrões para traduzi-los no produto final.
Camada de sessão - esta camada estabelece a conexão entre dois usuários
Camada de sessão - esta camada estabelece a conexão entre dois usuários e também lida com o término da transmissão de dados.

2. Funções de nó em protocolos de rede
Os nós podem ser transmissores ou receptores, e os protocolos de rede são colocados em prática para evitar que esses nós colidam uns com os outros. Em uma situação onde você tem vários nós transmitindo dados, os protocolos seguem um método em que os nós observam outros nós transmissores e apenas transmitem quando a rede está livre. Mas, em alguns casos em que a colisão é inevitável, os protocolos de rede garantem que a transmissão volte ao curso usando atrasos de tempo ou classificação. Atrasos de tempo redefinirão os nós em colisão e transmitirão apenas quando o tempo de atraso de um nó expirar. Por nós de classificação, apenas os nós de classificação mais alta conseguirão transmitir primeiro, e outros nós de classificação mais baixa conseguirão transmitir apenas quando os nós de classificação mais alta tiverem concluído a transmissão.

Existem diversas variações de como esses protocolos de rede de comunicação funcionam na transmissão e recepção de dados em vários nós em uma rede, de modo que eles não entrem em conflito entre si na exibição ou apresentação de dados sem erros. Esta introdução aos protocolos de rede cobriu apenas alguns pontos, e existem outros protocolos para redes de comunicação, mas esses são os protocolos de rede amplamente usados.

Artigos relacionados
  1. Como funciona uma rede wi-fi?
  2. Como quebrar a criptografia WEP?
  3. Como conectar uma antena móvel de banda larga?
  4. Como construir uma rede WiMax?
  5. Como escolher sua conexão com a Internet?
  6. Como conectar um adaptador sem fio à Ethernet?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail