A qualidade do solo do seu jardim determina as condições da sua vegetação. Canteiros ricos e férteis resultam naturalmente em uma flora exuberante. O procedimento mais importante na jardinagem é a preparação do canteiro porque é a etapa mais básica de todas. A cama é onde suas plantas começarão a crescer e florescer. Portanto, se o canteiro estiver mal estabelecido, seu jardim não será muito produtivo e saudável. Para preparar um canteiro de jardim adequadamente, siga as etapas abaixo.
Traga seus materiais de jardinagem. Você usará um ancinho, pá, estacas, barbante, cobertura morta orgânica e fertilizante. Muitos entusiastas de jardins estão agora usando produtos orgânicos no cultivo e enriquecimento do solo. Você pode comprar esses produtos de fabricantes de produtos de agricultura orgânica.
Comece cedo. A melhor época para preparar o canteiro do seu jardim é durante a primavera. Assim que a neve derreter e a temperatura subir a um nível confortável, comece a reviver seu jardim montando o leito de solo. No entanto, se pretende uma preparação a longo prazo e pretende tratar o solo com fertilizante natural de relva e folhas decompostas, comece a preparação no outono. Vire a grama e as folhas cavando o solo com uma pá para que se decomponham durante o inverno. Quando a estação fria terminar, a grama e as folhas estarão perfeitamente decompostas, enriquecendo o solo embaixo.
Configure a cama em um local ideal. Os métodos modernos permitem que os jardineiros cultivem plantas em qualquer local. No entanto, com a sua horta, o melhor local é um local onde haja bastante sol a qualquer hora do dia. O lugar ideal é um recanto do seu quintal voltado para o leste. Não deve haver árvores altas, estruturas e outras obstruções que possam impedir que a luz solar alcance o canteiro do seu jardim. Mantenha uma boa distância entre o canteiro e os passeios.
Cultive o solo. Com uma pá, cave e revire o solo de forma que a parte interna fique no topo e a externa embaixo. Por meio desse método, os materiais decompostos no topo do solo serão enterrados embaixo da cama, fornecendo nutrição para as raízes das plantas.
Crie um monte. Comprima o solo para formar um monte ou cama. Neste ponto, você precisa medir a área exata que pretende plantar. Use um barbante para alinhar as bordas e as fileiras da cama. Você pode embutir várias estacas nas laterais do monte para designar a área como seu canteiro de jardim.
Relaxe o solo. Evite ter um solo compacto no canteiro de seu jardim, pois isso impedirá que o ar alcance as raízes das plantas. Afrouxe o solo cavando com uma pá de mão até quase 30 centímetros de profundidade. Enquanto afrouxa o solo, você pode incorporar o fertilizante à medida que avança. Use um ancinho ou garfo para sacudir a camada superficial do solo.
Cave canais rasos.Evite que a água fique estocada na cama fazendo canais rasos ou valas entre as fileiras. Esses canais têm duas finalidades: permitir que a água penetre através do solo e das raízes das plantas e que o excesso de água escorra livremente do canteiro.
Outra dica útil que você deve lembrar é colocar jornais debaixo da cama para verificar o crescimento de parasitas, como a grama perene e bactérias do solo. O papel vai se desgastar com o tempo, mas certamente serviu ao seu propósito antes de se deteriorar para sempre.