Como escrever uma carta formal de desculpas?

Etapas a seguir ao escrever uma carta para desculpar uma ausência não planejada
Abaixo estão listadas dicas e etapas a seguir ao escrever uma carta para desculpar uma ausência não planejada.

Normalmente, é necessária uma carta de desculpas quando você precisa explicar uma ausência passada ou futura em alguma instituição, geralmente na escola ou faculdade. As ausências do local de trabalho geralmente não justificam cartas de desculpas, pois a maioria das políticas de RH fornecerá diretrizes para licenças médicas e não planejadas. É uma percepção comum, no entanto, que os alunos não atingiram maturidade suficiente e ainda devem estar sujeitos a alguma autoridade ou controle, seja por parte dos pais, do corpo docente ou da administração da escola; daí a carta de desculpa formal entrar em jogo.

Escrita clara de cartas

Geralmente, espera-se que uma carta de desculpa seja preparada por alguém com autoridade ou controle do aluno - geralmente um pai ou responsável; em alguns casos, quando a ausência se deve a doença prolongada, um atestado médico também pode servir para esse fim. Você pode encontrar algumas dicas excelentes sobre a escrita correta e clara de cartas em geral no popular kit de redação instantânea.

Você pode ver que escrever uma carta de desculpas é na verdade uma tarefa muito simples
Do exposto, você pode ver que escrever uma carta de desculpas é na verdade uma tarefa muito simples.

Embora uma carta de desculpas não precise seguir o formato de carta adequado, ela ainda deve ter uma aparência organizada e apresentar todas as informações de maneira organizada. Abaixo estão listadas dicas e etapas a seguir ao escrever uma carta para desculpar uma ausência não planejada.

  1. Introdução: você pode escrever a nota à mão, mas uma cópia impressa de um processador de texto parece mais formal e é melhor para alunos mais velhos. Comece sua carta escrevendo a data no canto superior direito ou esquerdo. Essa data deve ser a data em que você está escrevendo ou entregando a carta, de preferência esta última.
  2. Destinatário: Abaixo da linha onde é indicada a data, escreva o nome da pessoa a quem se dirige a carta. Isso pode ser seguido com a designação dessa pessoa e o endereço dessa pessoa em breve. Por exemplo - "Para... Sr. Jones... Professor da primeira série... Escola de Ensino..." incluindo a cidade em que a instituição está localizada. Abaixo, forneça seu endereço ou o endereço da pessoa que escreveu a carta no mesmo formato. Normalmente, a pessoa que escreve a carta será alguém que é uma figura de autoridade na vida do aluno - um pai ou responsável.
  3. Assunto: Abaixo das informações 'de' e 'para', escreva o assunto da nota começando com "Assunto:....." ou "Re:....." onde você mencionará o nome do aluno e o motivo para a ausência. Você também deve mencionar a (s) data (s) de ausência no assunto.
  4. Texto principal: Aqui é onde você escreverá os detalhes - quem, quando e por quê - da carta de desculpas. Mantenha o conteúdo breve, nítido e lúcido, informando apenas o motivo da ausência (seja passado ou futuro), datas relevantes e qualquer ação adicional, se necessário, que deva ser realizada. Por exemplo, isso pode se referir a uma tarefa, lição de casa ou teste perdidos que o aluno não pode / não pôde levar em conta devido à ausência.
  5. Conclusão: Feche a carta com as devidas saudações - "Atenciosamente", etc. - e assine a carta. Se a ausência não programada for por motivo de doença de mais de três dias, também é preferível anexar um atestado médico explicando a doença e os cuidados médicos necessários.

Do exposto, você pode ver que escrever uma carta de desculpas é na verdade uma tarefa muito simples. Apenas certifique-se de mantê-lo curto e amável e em conformidade com a política da instituição para ausências não planejadas.

Artigos relacionados
  1. Lendo uma régua: unidades de medida em uma régua
  2. Como limpar uma cafeteira?
  3. Como ensinar uma criança a somar e subtrair?
  4. Como ensinar um adolescente com deficiência de aprendizagem a escrever um parágrafo?
  5. Como ensinar palavras de ação para crianças do jardim de infância?
  6. Como sobreviver à 8ª série?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail