O aprendizado do seu filho a somar e subtrair é a porta de entrada para um aprendizado matemático mais avançado. Afinal, ele não poderia começar a aprender a multiplicar, dividir ou fazer porcentagens se não entendesse o conceito de adição ou subtração. É por isso que é muito importante que você conheça as melhores estratégias para ensinar esses conceitos matemáticos básicos. Embora seu filho possa não estar na escola ainda, você pode começar a estabelecer as bases de adição e subtração para que ele possa começar cedo. Isso definitivamente o beneficiará durante seus primeiros anos de escola.
Ensine em um ambiente descontraído. Estudos mostram que a atitude de uma criança em relação à matemática é tão importante quanto as habilidades cognitivas e matemáticas. É por isso que você deve treinar seu filho pequeno para associar matemática a sentimentos positivos e realizações.
Certifique-se de que seu filho já esteja familiarizado com os conceitos numéricos. Seu filho deve ter uma base sólida em conceitos numéricos antes de você guiá-lo aos procedimentos mais complicados de adição e subtração. Ele não deveria apenas ter memorizado a sequência de números de um a pelo menos dez. Ele também deve ter uma compreensão clara de que cada figura e palavra numérica representam um número específico de objetos.
Dê exemplos concretos. Crianças de até seis anos estão em seu estágio operacional concreto; isto é, eles aprendem melhor quando são ensinados por meio de ilustrações físicas tangíveis em vez de abstratas. A chave aqui é esta - quanto mais concreto, melhor. Embora você possa definitivamente usar desenhos para auxiliar no ensino de conceitos matemáticos, é ainda melhor se você realmente puder usar "realia" ou objetos reais durante sua explicação de adição e subtração.
Ensine-lhe o que adição e subtração realmente significam. Em algumas escolas tradicionais, as crianças simplesmente memorizam que "um mais um é igual a dois". No entanto, você deve começar explicando a ideia de adição. Use a técnica pré-escolar comum de usar uma história ou uma situação relevante para ilustrar o que significa adição. "Se você tivesse dois lápis e eu lhe desse mais um, quantos lápis você tem no total?"
Atenha-se aos níveis de progresso dele. É seu trabalho observar de perto o quão rápido é a progressão dele com relação a este assunto. Normalmente, para um aluno do jardim de infância, você deve se limitar a ensinar adição com somas iguais ou inferiores a 10. Assim que seu aluno se sentir confortável com isso, você pode passar a ensinar adição com quantias iguais ou menores que 20. Passe para ensinar adição com dois dígitos; apenas certifique-se de que não haja "transporte" de dígitos envolvidos.
Use flashcards. Uma vez que seu aluno se sinta confortável com o conceito de adição e subtração, e uma vez que ele também tenha mostrado progresso em sua habilidade de adicionar ou subtrair usando recursos concretos, você pode guiá-lo para cálculos mentais. Use flashcards para ajudá-lo a memorizar as somas / diferenças de dois números. Você poderia permitir que ele primeiro usasse os dedos para contar as somas ou diferenças. Depois de um tempo, incentive-o a lembrar qual é a soma / diferença de dois números. Saliente para ele que dois e três somados é o mesmo que três e dois somados. Isso ajudará a melhorar sua velocidade de adição e subtração.
Ensinar seu filho a somar e subtrair tudo começa com a promoção de uma atitude positiva em relação à matemática. Dê-lhe muito incentivo e esteja lá para orientá-lo sempre que ele precisar. Observe-o de perto e monitore sua taxa de progresso e tente igualar essa taxa, dando-lhe exercícios mais avançados, conforme apropriado.