A Beka é um programa de educação domiciliar com uma abordagem cristã. Ela abrange temas tradicionais para pré-escola ao 12º ano, que são ensinadas usando pastas de trabalho, livros, vídeos e outros materiais didácticos. A Beka se orgulha de ser um programa de ensino doméstico de alto calibre que solidifica o conhecimento acadêmico das crianças, ao mesmo tempo que estabelece sua fé. Se você estiver interessado em usar um programa Beka, aqui estão algumas dicas.
Escolha um currículo. Leia sobre as diferentes opções de currículo oferecidas pela A Beka e escolha qual delas se adapta às necessidades e requisitos de sua família. Determine se você deseja combinar o currículo A Beka com outros currículos do ensino doméstico ou adotar uma configuração tradicional de ensino domiciliar. Seus objetivos e expectativas como pais que ensinam em casa definitivamente determinarão sua escolha.
Consulte o calendário. Você receberá um calendário, que pode ajudá-lo a planejar suas atividades e aulas. Embora você possa seguir a estrutura do currículo escolhido, pode tentar mudá-la um pouco de acordo com o estilo de aprendizagem de seus filhos. Você pode, por exemplo, fazer uma atividade diferente ou apresentar uma lição diferente.
Use as ferramentas de ensino. Seus filhos receberão livros didáticos e de exercícios para ajudá-los em seu aprendizado. Guie-os conforme eles examinam os materiais. No final da lição, avalie sua compreensão aplicando testes e questionários, cujas respostas são fornecidas no kit de ensino doméstico. Você também pode usar os vídeos fornecidos para ajudá-lo ainda mais a ensinar as crianças. Manuais também fazem parte do kit, que detalham as aulas, instruções e os materiais necessários para o ensino.
Permita que as crianças escolham uma matéria eletiva. A Beka também oferece cursos eletivos para crianças que estudam em casa. Isso inclui fala, economia doméstica, digitação e educação física. É melhor fazer com que as crianças escolham as disciplinas eletivas com base em seus interesses, talentos e habilidades.
Programe viagens de campo. Você precisa fazer viagens de campo para expor as crianças e permitir que vejam e vivenciem por si mesmas o que aprenderam em livros, discussões e vídeos. As ideias para viagens de campo dependem do seu currículo e da idade das crianças. Você pode, por exemplo, ir a zoológicos, museus, creches, teatros e marcos históricos. Você pode ir sozinho ou estar com outras famílias que ensinam em casa. Certifique-se de coordenar e planejar bem suas viagens de campo, para que as crianças aproveitem e aprendam com elas ao máximo.
Reúna-se com outras famílias que estudam em casa. Para desenvolver as habilidades de socialização de seus filhos, será melhor agendar encontros com outras crianças e pais que estudam em casa. Dessa forma, as crianças podem aprender a interagir com crianças de sua idade. Os encontros podem ser feitos em playgrounds, em casas de outras famílias que estudam em casa, em parques ou em qualquer lugar que estimule a interação entre as crianças. É melhor ter encontros semanais.
Para se ter uma ideia de como usar e o que esperar do programa A Beka, será útil consultar os pais que fazem educação em casa A Beka. Leia seus depoimentos, obtenha algumas dicas e aprenda com a experiência deles.