Como escrever uma autobiografia para a pós-graduação?
Tatiana Victória Fonseca de Co
• 3 min de leitura
Os alunos que se inscrevem para admissão em escolas de pós - graduação geralmente fazem barulho quando são solicitados a enviar uma autobiografia junto com sua inscrição. Para eles, escrever uma autobiografia é como fazer uma obra-prima que não podem dar errado. Essa percepção deve agora ser mudada, pois compor uma autobiografia nada mais é do que contar uma história sobre você mesmo. Não é diferente do primeiro dia de aula, quando você é convidado a vir para a frente da classe e se apresentar. Ok, então ainda há um problema - apresentar- se também o deixa nervoso. No entanto, lembre-se de que uma autobiografia está na forma escrita, portanto, mais fácil de expressar do que a forma oral.
Pós-graduação
Se você tem dúvidas sobre como escrever uma autobiografia para a pós-graduação, leia estas dicas:
Faça uma avaliação de si mesmo. Pese seus talentos, habilidades e limitações. Anote as áreas em que você é forte e também reconheça seus pontos fracos. As autobiografias não devem ser peças de auto-elogio. Eles devem ser realistas, embora você precise jogar mais com o seu lado positivo.
Escolha qual aspecto de você deseja enfatizar. Isso depende do campo em que você deseja obter um diploma de pós-graduação. Por exemplo, se você está se candidatando a admissão para uma pós-graduação em artes, pode optar por desenvolver seu lado artístico e as maneiras pelas quais você pode contribuir para o mundo das humanidades em geral.
Tenha um tema unificado para seu ensaio autobiográfico. Houve um aspecto em sua infância em que você ou seus pais descobriram que você tem um dom no campo de sua especialização, digamos, a música? Conte a história em sua autobiografia e tente ser o mais vívido e realista possível para chamar a atenção do comitê de admissão que analisará sua inscrição. Se houver mais de um aspecto notável em sua vida, enumere-os e expanda cada um brevemente.
Pré-construa seu artigo. Em um pedaço de papel, escreva seu enredo. Siga um estilo de escrita de história para tornar sua autobiografia interessante e colorida. Faça um esboço baseado em seu próprio estilo de escrita - em uma tendência clímax ou anticlímax. Certifique-se de que seu artigo não se torne muito dramático, embora uma introdução ou final comovente possa render uma atenção favorável.
Relacione sua autobiografia com seu aplicativo. Tente estabelecer uma correlação entre suas contas de vida e seu desejo de entrar na faculdade.
Enfatize sua competência. Cite um evento significativo em sua vida em que você foi capaz de superar uma crise no passado. Lembre-se de que não se espera que você se glorifique diretamente na autobiografia, afirmando que sempre foi triunfante na vida. Mencione os altos e baixos, os sucessos e também os fracassos. No entanto, quando você menciona seus fracassos, tente fazer uma declaração redentora no final, expressando sua intenção de usar uma abordagem diferente e mais sensata caso você os repita.
Depois de escrever sua autobiografia, peça a opinião de outras pessoas, permitindo que leiam sua exposição. Se possível, pergunte a pessoas que geralmente são objetivas ao dar opiniões. Depois de coletar suas reações, revise sua autobiografia com base em alguns dos pontos que os leitores apontaram. Certifique-se, no entanto, de manter sua própria convicção. Afinal, a melhor opinião que existe sobre você, é a sua.