Os cães têm características diferentes. Existem cães hiperativos e também cães tímidos, tímidos e nervosos. Essas características se desenvolvem quando eles crescem e se aproximam da adolescência. Alguns cães, desde o nascimento, são excessivamente tímidos e acovardados. Em alguns casos, pode ser o resultado de um determinado evento no passado do cão.
Aqui estão as várias maneiras de treinar um cão nervoso.
Primeiro, você deve descobrir o que está deixando seu cão nervoso. Você saberá se o cão está nervoso se ele normalmente enfiar o rabo para dentro, recuar, se encolher e, às vezes, até mesmo dar um tapa em você ou em qualquer pessoa que esteja perto dele.
Em seguida, comece sua sessão de treinamento criando um vínculo com seu cão. Concentre-se no treinamento e ignore tudo o que deixa o cão nervoso. O cão responderá a você da maneira que você deseja, à medida que, eventualmente, aprender a confiar em você.
Prepare uma guloseima. Corte alguns cachorros-quentes ou carne e coloque-os em um saco zip lock. Alguns treinadores de cães costumam colocar um na cintura. Isso certamente chamará a atenção do seu cão.
Em seguida, leve seu cão para uma área agradável e tranquila e faça com que ele se aproxime de você oferecendo uma guloseima. Simplesmente ofereça a guloseima quando estiver ajoelhado ou sentado perto dela. Isso oferece muitas oportunidades para aprender a confiar em você. Se o cão estiver muito nervoso e tendo dificuldade para comer, simplesmente faça carinho e persuadir o cão. Isso geralmente leva algum tempo, então você precisa ser extremamente paciente.
Você também deve tentar levar seu cachorro para passear. Isso realmente fará com que eles dependam muito de você. Deixe-o pendurar a cabeça para fora da janela e observe o movimento ao redor.
Depois de dar um passeio, pare em um parque tranquilo, onde há poucas distrações. Você tem que colocar o cão em uma posição em que ele só tenha que confiar em você. A confiança é o seu objetivo aqui.
Continue a oferecer guloseimas e observe cuidadosamente sua linguagem corporal. Depois de um tempo, você verá uma mudança em sua expressão e verá o rabo subir à medida que ele fica mais relaxado.
Agora você vai começar a se socializar com seu cão, pois ele já se sente confortável com você.
Leve o cachorro para um determinado lugar onde haja mais distrações. Isso agora aumentará suas habilidades sociais.
Informe a todos que quiserem se aproximar do seu cão que ele é tímido e que, se quiserem, devem simplesmente permitir que o cão se aproxime. Não permita que ninguém se incline sobre seu cão para acariciá-lo. Isso provavelmente assustará o cão. Se o cachorro se aproximar deles de boa vontade, então esse é o melhor momento para eles se ajoelharem para demonstrar algum afeto.
Por último, prepare-se para prosseguir com seu treinamento de obediência assim que seu cão mostrar sinais de desenvolvimento de confiança. Use suas guloseimas para encorajar comandos básicos.
Utilize reforço positivo
Sempre utilize reforço positivo para ter certeza de que seu cão não regredirá e voltará a ser tímido, tímido e excessivamente nervoso. Para alguns proprietários, é um mau comportamento porque os cães nervosos serão muito difíceis de treinar para serem cães de guarda. Eles só são maravilhosos como animais de estimação, pois são muito gentis. Cães nervosos precisam de tratamento e treinamento adequados para aumentar sua confiança.
É bom que existam algumas dicas e truques quando se trata de treinar cães nervosos. Desta forma, os donos de cães têm a garantia de que ainda podem ter um cão bem comportado apesar de estarem extremamente nervosos.