Como obter programas gratuitos de treinamento vocacional automotivo?
Joana Montenegro Matos
• 3 min de leitura
O treinamento profissionalizante automotivo e técnico é equivalente ao ensino médio. Estes são ministrados por escolas técnico-profissionais credenciadas e licenciadas como uma escola normal de segundo grau. As escolas técnico-profissionais são valorizadas por serem capazes de dar aos alunos a oportunidade de ter treinamento e competência em áreas como a indústria automotiva, mesmo que ainda não tenham obtido o ensino superior.
Existem escolas técnico-profissionais que também exigem disciplinas acadêmicas tradicionais. Embora menos comuns, esses tipos de escolas de treinamento são fornecidos para aproximar as classes acadêmicas do ensino médio. A formação técnico-profissional pode ser ministrada como um único curso ou pode ser um programa composto por dez ou mais cursos. As escolas técnico-profissionais a tempo parcial apenas ministram formação em estudos profissionais e técnicos. Os cursos acadêmicos são realizados em sua escola de origem. Normalmente, metade de um determinado ano escolar é gasto com o estudo de cursos acadêmicos e a outra metade do ano escolar é para o treinamento técnico.
Os alunos frequentemente optam por estudar tecnologia automotiva e mecânica em escolas técnicas profissionalizantes. Treinando para serem mecânicos de automóveis, os alunos aprendem noções básicas de manutenção e reparo de automóveis. Alguns programas de treinamento automotivo são especializados em máquinas a diesel. Os alunos recebem treinamento de mecânico a diesel, além de reparos automotivos. Os mecânicos de automóveis devem ser capazes de diagnosticar corretamente os problemas automotivos rapidamente. Após diagnosticar o problema, o mecânico começa a avaliar o custo dos reparos e consulta o proprietário sobre os defeitos do veículo e cita um preço. Um mecânico deve ser competente o suficiente para diagnosticar corretamente e fazer os reparos adequados ou cuidar da substituição de peças defeituosas.
Existem vários programas e escolas que promovem ativamente programas de treinamento para os interessados em se tornar um mecânico de automóveis. A avaliação dos programas de formação de técnicos é assegurada pela Fundação Nacional de Formação de Técnicos Automotivos (NATEF). A NATEF avalia os programas de treinamento técnico e automotivo vocacional e os mede em relação aos padrões que a indústria automotiva estabeleceu. Quatro diferentes áreas de certificação são entregues pela NATEF: automotivo, carroceria, tecnologia diesel (caminhões) e combustíveis alternativos. Os mecânicos podem optar por ser certificados pela Automotive Service Excellence (ASE) e passar por testes, mas não são exigidos por lei.
Ajuda financeira federal a estudantes
Existem vários subsídios e bolsas de estudo para educação de adultos para aqueles que desejam voltar a estudar e continuar seus estudos, um dos quais é o Pell Grant. Os adultos precisam apenas ser elegíveis para Auxílio Financeiro Federal a Estudantes por meio de um Aplicativo Gratuito para Auxílio Federal Estudantil (FAFSA), que é exigido para conclusão todos os anos.
Alguns Sindicatos de Trabalhadores Profissionais oferecem treinamento vocacional. O site do Departamento de Educação de seu estado pode ter ofertas em nível estadual de treinamentos técnicos vocacionais gratuitos, pois o estado tem algumas parcerias de aprendizagem com empresas ou empresas locais.
Você também pode encontrar ofertas online de treinamentos técnico-vocacionais para treinamento de mecânico automotivo e mecânico a diesel. Podem ser cobrados uma taxa, mas podem ser feitos no seu próprio ritmo e horário, para que você possa estudar mesmo se tiver um emprego regular. Algumas escolas profissionais são elegíveis para DANTES (Atividade de Defesa para Apoio à Educação Não Tradicional) e reembolsarão as taxas de ensino.