Quando você está ensinando seus filhos em casa, precisa criar uma organização que funcione para você. Freqüentemente, isso requer que você configure uma sala de aula para atender às necessidades deles. Pode ser uma sala separada em sua casa - usada apenas para o ensino - ou pode ser algo tão usado como sua sala de jantar.
Passo 1
Crie um espaço de trabalho para cada aluno. Quer estejam trabalhando na mesa da sala de jantar ou cada um tenha uma escrivaninha, certifique-se de que, no início de cada dia escolar, os alunos da escola em casa tenham um espaço de trabalho eficaz. Isso significa que eles estão longe o suficiente dos outros alunos para que não fiquem o tempo todo distraídos. Você vai querer ter certeza de que eles têm tudo disponível para completar facilmente suas tarefas. Isso também pode exigir um pouco de criatividade ou alguma configuração, se você realmente estiver usando a mesa da sala de jantar.
Algumas ideias que podem ajudar:
Coloque os suprimentos no centro da mesa. Podem ser lápis e outros itens que serão usados naquele dia.
Coloque livros e papéis entre cada aluno para ter certeza de que eles estão separados de seus irmãos e irmãs.
Se usar uma sala separada, tente arranjar uma mesa grande ou até mesmo uma carteira para cada aluno.
Passo 2
Organize tudo. Você vai querer ter aulas organizadas, bem como o espaço. Se você mantiver tudo em seu lugar, não terá que caçá-lo na hora de usá-lo. A organização economizará seu tempo e também o tempo dos alunos. Estar preparado e saber onde está tudo pode tirar a frustração da situação e tornar mais fácil mover-se durante o dia escolar.
Para se manter organizado, considere o seguinte:
Tenha uma estante dedicada a livros e suprimentos para o ensino doméstico. Seja em uma sala comum da casa ou em uma sala que é apenas a sala de aula, isso pode ajudar a manter tudo organizado.
Organize por pessoa e depois por assuntos para facilitar a localização do que é necessário.
Dê a cada aluno uma pasta de três argolas ou caderno para guardar seu trabalho. Se eles tiverem sua própria mesa, podem mantê-la lá. Caso contrário, mantenha-o na estante.
Não deixe os trabalhos escolares irem para o quarto ou para a sala. Essa é uma boa maneira de perdê-lo, o que sempre é frustrante.
Etapa 3
Tenha a atmosfera e a atitude certas. A escola em casa costuma ser mais descontraída do que outros ambientes escolares. Tudo bem - você precisa encontrar o que é certo para sua família. A atitude deve ser de aprendizagem.
Sempre que possível, é uma boa ideia tornar isso empolgante e divertido. Quando um aluno adora aprender, ele aprenderá mais. Mas encontrar o equilíbrio dependerá da sua família, pois cada aluno é diferente e tem necessidades diferentes.
Não tenha medo de viagens de campo e locais de aprendizagem alternativos. Isso pode gerar ótimas experiências.
Faça experiências de aprendizagem na cozinha, no quintal e em outros lugares além da sala de aula.
O espaço. A maioria das crianças que educam em casa não tem uma sala separada para a educação em casa. Freqüentemente, isso ocupa muito mais espaço do que uma família tem para oferecer a experiência do ensino doméstico, e não é necessário. Por outro lado, quando esse espaço está disponível, pode ser muito útil. Aqui estão algumas dicas para configurar uma sala de educação domiciliar.
Dê a cada aluno um espaço de trabalho, seja com uma mesa grande ou, de preferência, com uma escrivaninha. Em alguns locais, você pode comprar carteiras antigas do sistema escolar.
Tenha uma estante ou armário para manter tudo organizado.
Cubra as janelas com persianas para que possam ser fechadas se necessário.
Tenha uma TV, um DVD player e um videocassete nesta sala para que os alunos possam assistir as aulas em vídeo sem problemas.
Inclua um ou dois computadores também.
Montar uma sala de aula em casa geralmente visa atender às necessidades das pessoas que irão usá-la. Isso pode significar uma ampla gama de coisas e depende realmente de sua família. No entanto, o importante é que seja funcional para cada aluno que o usa, organizado e que tenha uma atmosfera e atitude para que o aprendizado aconteça.