Como determinar os efeitos do bullying?

O bullying pode transformar uma criança feliz
O bullying pode transformar uma criança feliz e sociável em uma criança fechada, taciturna e deprimida - talvez até mesmo uma criança em risco de comportamento violento.

O bullying não é apenas um problema "europeu". É um fenômeno mundial. O bullying pode transformar uma criança feliz e sociável em uma criança fechada, taciturna e deprimida - talvez até mesmo uma criança em risco de comportamento violento. Após muitos incidentes de violência em escolas na Europa, surgiram relatos de que o bullying dos perpetradores pode ter desempenhado um papel na violência. Alguns estudos sugerem que crianças superdotadas e talentosas são ainda mais suscetíveis aos efeitos do bullying.

Também contar com a ajuda dos professores de seu filho
Para captar esse tipo de sinal, você precisa estar atento e também contar com a ajuda dos professores de seu filho.

Quaisquer que sejam as circunstâncias - seja provocação, hostilidade ou violência absoluta - o bullying deve ser identificado antes que possa ser interrompido. Aqui estão algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo para determinar se seu filho está sendo intimidado:

  1. Os hábitos de sono do seu filho mudaram? Ser submetido a um comportamento de intimidação, não importa a forma que assuma, é uma experiência incrivelmente estressante. Quando os padrões de sono de uma criança mudam drasticamente - por exemplo, ela começa a adormecer no sofá depois da escola regularmente ou ele de repente não quer ir para a cama na hora normal - pode ser um sinal de aumento da carga de estresse.
  2. Seu filho começou a inventar desculpas físicas para evitar a escola, como dores de barriga, dores de cabeça, etc.? Um de dois fatores pode estar em ação aqui. Uma criança pode estar fabricando sintomas para evitar um agressor. Ou, igualmente provável, as experiências estressantes da criança com um agressor estão, na verdade, causando alguns sintomas físicos. Muito tem sido escrito sobre o aumento da suscetibilidade dos adultos a doenças quando sob estresse extremo; o mesmo é verdade para as crianças, e talvez em um grau ainda maior.
  3. Os padrões de viagem do seu filho na escola mudaram abruptamente? Quando você o deixava de manhã, ele costumava entrar direto pela porta da frente, a cabeça erguida. Agora, ele foge para uma porta lateral no meio de um grande grupo de outras crianças. Isso pode ser um sinal de que ele está tentando evitar um agressor que pode estar à espreita por ele na frente. Para captar esse tipo de sinal, você precisa estar atento e também contar com a ajuda dos professores de seu filho.
  4. Seu filho de repente começou a gaguejar ou gaguejar? O estresse extremo pode afetar a fala de uma criança de maneiras que não são totalmente compreendidas. Se seu filho começar a gaguejar ou gaguejar, aparentemente durante a noite, isso pode ser resultado de estresse induzido pelo bullying.
  5. Seu filho está tendo pesadelos? Um aumento repentino nos pesadelos pode ser resultado do aumento do estresse durante o dia. A mente subconsciente lida com os eventos assustadores fabricando outros incidentes assustadores nos sonhos, talvez para permitir que a criança enfrente o "monstro" e triunfe. Nem sempre funciona assim, é claro, e pode parecer para uma criança que ela simplesmente não consegue escapar do agressor, mesmo na segurança de seus sonhos.
  6. O trabalho escolar de seu filho começou a sofrer? Se sua ex- aluna A começa a trazer Cs e Ds para casa, algo desviou sua atenção de seus trabalhos escolares. Esse "algo" pode ser um valentão. Um deslize em uma aula problemática provavelmente não é suficiente para concluir que a culpa é do bullying. No entanto, se o boletim escolar refletir uma tendência de queda generalizada, isso pode ser motivo de preocupação.
  7. Seu filho tem hematomas ou cortes inexplicáveis no corpo? As marcas de violência são o sinal mais sério e significativo de bullying. Se o comportamento de intimidação evoluiu para ataques diretos, a polícia deve ser informada da situação. Deixar de levar este sinal a sério pode ter consequências muito negativas no futuro.

Essas perguntas foram elaboradas para ajudar a dar ao pai preocupado uma visão geral das mudanças potenciais nos níveis de estresse de uma criança. Respostas afirmativas não indicam necessariamente que um agressor é definitivamente o culpado, mas indica que é necessária mais investigação. Muitos recursos foram publicados para ajudar pais e professores a enfrentar e resolver o problema do bullying. Alguns links são fornecidos nesta página para ajudá-lo a começar de maneira produtiva.

Artigos relacionados
  1. Como enriquecer a educação de uma criança?
  2. Como se inscrever em uma escola charter?
  3. Como encontrar uniformes escolares aprovados?
  4. Como avaliar um site educacional?
  5. Como encontrar um programa de educação especial?
  6. Como encontrar educação infantil online?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail