Como ajudar seu filho com o gerenciamento do estresse?

Eles precisam da ajuda dos adultos em sua vida para entender melhor o estresse
Eles precisam da ajuda dos adultos em sua vida para entender melhor o estresse, seus efeitos em nossos corpos e como lidar com ele de forma eficaz.


Em nossa sociedade em ritmo acelerado, as crianças estão lidando com mais estresse do que nunca, mas muitos pais e outros adultos estão alheios a seus problemas. Mas pense nisso. As crianças sentem-se estressadas com as mudanças, com a interrupção da rotina, com as pressões sociais e com o isolamento, assim como os adultos. E suas vidas estão cheias dessas coisas: mudanças anuais na rotina escolar, pressão diária dos colegas, isolamento porque não controlam a maioria dos aspectos de suas vidas e perturbação da rotina até mesmo em eventos divertidos como férias ou feriados escolares. As principais diferenças são que as crianças têm menos mecanismos de enfrentamento do que os adultos e são menos propensas a ter os recursos para resolver seus próprios problemas relacionados ao estresse.

Passo 1

Reconheça a situação. O estresse das crianças pode parecer diferente do estresse dos adultos, mas é muito real. Muitas vezes, os pais ou responsáveis simplesmente se recusam a reconhecer ou notar que há um problema. Além das coisas que estressam os adultos, a vida das crianças está cheia de questões de controle que contribuem para sua carga de estresse. Geralmente são informados sobre o que farão, com quem e quando. Eles também sentem um estresse adicional devido à compreensão incompleta do mundo ao seu redor. No entanto, o estresse tem as mesmas consequências para as crianças e para os adultos. Pode causar sintomas físicos e emocionais e até prejudicar a saúde a longo prazo.

Passo 2

Reconheça os sintomas. Nós, adultos, geralmente estamos em sintonia com nossa mente e corpo o suficiente para reconhecer o estresse, analisá-lo e lidar com ele. As crianças não têm experiência para o fazer. Eles também podem não ter as habilidades linguísticas para expressar seu desconforto. Em vez disso, as crianças sob estresse podem agir mal, ter acessos de raiva, reclamar ou isolar-se. Eles podem ser teimosos, mostrar falta de paciência ou ter problemas para se concentrar. Eles podem falar sobre problemas físicos, como dores de cabeça, dores de estômago, dor ou falta de energia. É fácil passar os sintomas de estresse como problemas de comportamento e tentar lidar com eles dessa forma. Os pais e cuidadores precisam ser detetives para desvendar os sintomas e chegar à raiz do problema.

Etapa 3

Ensine habilidades de comunicação. Para muitas crianças, as palavras vêm muito mais tarde do que a necessidade de se comunicar. Isso por si só contribui para o estresse. Você pode ajudar as crianças a aprenderem a entender o que está acontecendo dentro de seus corpos com exercícios simples e pode ensinar as palavras que as ajudarão a contar aos outros o que está acontecendo. Crianças a partir dos três anos podem se beneficiar com esses e outros exercícios semelhantes.

Comece ensinando a diferença entre tenso e relaxado. Peça à criança que finja ser um soldado de madeira. Você pode precisar demonstrar como marchar ao redor da sala dessa maneira. Use palavras como "duro" e "duro". Depois de marchar um pouco, tente deitar no chão e fazer os mesmos movimentos. Em seguida, peça à criança que mantenha os músculos rígidos, mas imóveis. Esta é a sensação de "tensão". Uma vez que seu filho possa tensionar os músculos sob comando, ele também pode aprender a relaxar sob comando.

Passo 4

Ensine exercícios de relaxamento. Comece com um exercício simples: deixe a criança tensa e depois relaxe os grupos musculares da parte inferior do corpo para cima. Instrua-o a tensionar os pés primeiro por dez a trinta segundos e depois relaxar. Mova-se para cima, tensionando e liberando cada parte do corpo. Mesmo este exercício simples pode ajudar as crianças a aprender a relaxar.

As crianças pequenas também podem aprender uma técnica chamada "palming". É surpreendentemente relaxante e muito simples de experimentar. Esfregue as mãos rapidamente para que a fricção aqueça as palmas, depois coloque as palmas aquecidas nas pálpebras fechadas enquanto respira profundamente. Acalme sua mente enquanto desfruta do calor. É uma sensação maravilhosa!

Etapa 5

As crianças sentem-se estressadas com as mudanças
As crianças sentem-se estressadas com as mudanças, com a interrupção da rotina, com as pressões sociais e com o isolamento, assim como os adultos.

Ensine técnicas de visualização. Muitas técnicas de relaxamento são baseadas na visualização. As crianças são naturalmente boas nisso; eles chamam isso de 'fingimento'! Tente fazer com que seu filho se visualize em uma pilha de penas macias ou em uma praia de areia quente. Fale sobre ficar cada vez mais leve até que todo o seu corpo flutue para longe. Outra visualização popular é viajar em um grande balão. Eles são especialmente eficazes após o uso do exercício de relaxamento muscular descrito na etapa quatro.

Outra visualização comum para o gerenciamento do estresse com crianças é a ideia de que o estresse é pesado e pode fluir para fora através da planta dos pés. Peça à criança que abra mentalmente a planta dos pés e deixe a tensão descer e cair no chão.

Etapa 6

Crie um ambiente relaxante. As crianças, como os adultos, respondem à estimulação do ambiente. Eles também consideram os mesmos tipos de coisas calmantes. Se seu filho está estressado, tente modificar o ambiente. Adicione um pouco de música suave e calma, queime uma vela perfumada ou use um purificador de ar levemente perfumado ou adicione um pouco de ruído branco. Gravações de sons naturais podem ser calmantes para alguns, e mesmo aparelhos silenciosos como ventiladores ou bombas de aquário podem ser bastante calmantes.

Etapa 7

Ensine palavras de sentimento. Você também pode ajudar as crianças a diminuir o nível de estresse, ensinando palavras que as ajudem a expressar o que está acontecendo dentro de si. Ensine os nomes dos sentimentos estressantes, como raiva, tristeza, tristeza, ansiedade e assim por diante. Converse sobre situações estressantes e incentive a arte expressiva. Não presuma que, porque você não está ouvindo sobre estresse ou sentimentos de seu filho, os sentimentos não estão lá. Muitas crianças pequenas simplesmente não sabem expressar o que as está incomodando. Passe um tempo a sós com a criança e faça afirmações hipotéticas como: "Rapaz, se meu gato tivesse morrido, com certeza ficaria triste. Eu ficaria tão triste se meu estômago doesse como o seu". Você também pode oferecer lembranças de seus próprios sentimentos em situações semelhantes.

Etapa 8

Use o drama e a dramatização. Muitas vezes, as crianças são mais capazes de se expressar por meio da arte dramática. Disponibilize fantoches, fantasias e adereços semelhantes para seu filho usar e permita que ele crie cenas e situações para trabalhar. Isso pode lhe dar pistas sobre o que está causando o estresse em sua vida.

Etapa 9

Eduque-se.

Todos nós podemos usar mais informações sobre como lidar com o estresse. Se você quiser mais informações e estratégias, pode discutir a situação com um profissional médico. Também existem recursos na Internet. Experimente estes sites:

www. dicas de gerenciamento de estresse.com/ kids.htm

www.relishinglife.com/72/ stress - management -for- kids /

www.indigodreams.net/

As crianças precisam da ajuda de um adulto para aprender a controlar o estresse. É muito real em suas vidas, mas mesmo as crianças mais velhas e verbais muitas vezes não têm as ferramentas de que precisam para se comunicar ou aliviar o estresse. Eles precisam da ajuda dos adultos em sua vida para entender melhor o estresse, seus efeitos em nossos corpos e como lidar com ele de forma eficaz. Você não vai ajudar?

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail