Como preparar um questionário de gerenciamento de estresse no trabalho?
Tatiana Victória Fonseca de Co
• 4 min de leitura
O estresse ocupacional ou estresse no trabalho é agora reconhecido como uma forma predominante de estresse no mundo moderno, experimentado em diferentes nações, culturas e sociedades. À medida que o mundo se torna cada vez mais globalizado e as sociedades se tornam mais sofisticadas, as pessoas se tornam mais competitivas à medida que mais trabalho é exigido delas para acompanhar os desenvolvimentos e mudanças. Um questionário de gerenciamento de estresse no trabalho é uma forma de descobrir se uma pessoa está passando por estresse ou se é propensa a ele devido ao trabalho e a certas condições de trabalho. Mas não é feito apenas para o bem-estar de um funcionário. Também é uma maneira útil de determinar as áreas problemáticas com relação ao local de trabalho, empregadores e colegas, de modo que ações ou mudanças significativas sejam realizadas, se necessário. Aqui está uma orientação sobre como preparar um questionário de gerenciamento de estresse no trabalho.
Reúna idéias, sugestões e incentive contribuições. Antes de começar a criar o próprio questionário, primeiro reúna as idéias que comporiam o conteúdo do questionário. Trabalhe em equipe e envolva seus colegas e a gerência na formulação da combinação certa de perguntas. Você pode pedir a outros funcionários do topo da hierarquia para contribuir com algumas perguntas que sejam relevantes para eles e que se relacionem ao ambiente de trabalho em geral. Concentre-se em questões ou assuntos reais e importantes para a maioria. Pense em situações e fatores que causam estresse no escritório, riscos de estresse ocupacional e até estresse mental. Incluir perguntas que usam exemplos de situações reais para identificar como alguém lida com o estresse ou reduz o estresse. Também inclua perguntas sobre como alguém lida com uma vida agitada e encontra alívio, e perguntas sobre apaziguadores de estresse, etc.
Elabore e organize suas perguntas. Faça um rascunho ou uma seleção de perguntas que você destacou. Divida as perguntas em diferentes categorias e agrupe perguntas relacionadas e aquelas relacionadas a um tópico na mesma categoria. Organize suas perguntas por grau - das mais importantes à próxima.
Crie o questionário. Ao escrever as perguntas, certifique-se de mantê-las claras, curtas e simples. Faça perguntas diretas e o significado que você deseja transmitir não deve ser ambíguo. Você pode incorporar variedade incluindo perguntas com respostas sim ou não, formato verdadeiro ou falso, formato de escala de avaliação (1-10, fraco a excelente), perguntas abertas ou perguntas que requerem respostas curtas em formato de ensaio e espaços para explicações pessoais. Não se esqueça de incluir um espaço para comentários e observações. Esta é a parte em que mais liberdade é fornecida para o funcionário expressar suas preocupações, apontar problemas e deixá-los em primeiro plano.
Revise o questionário. Peça a outra pessoa para verificar e revisar um exemplo de questionário. Edite erros ortográficos e gramaticais, perguntas redundantes e construções de frases incorretas. Faça perguntas vagas claras.
Decida como melhor administrar o questionário. Determine qual método é mais prático, gerenciável e econômico não apenas para os administradores do questionário, mas também para os respondentes. Seria mais prático distribuí-los em grupo, como um teste, e reservar algum tempo para que respondam? É melhor entregar os trabalhos pessoalmente e deixá-los enviar à medida que terminam? E as pesquisas online? Você também pode querer considerar o envio de questionários por correio para o endereço atual dos funcionários, com um envelope de devolução selado incluído. Depois de ter decidido, conclua as tarefas necessárias envolvidas e aplique o questionário de gerenciamento de estresse no trabalho por meio de seu método preferido.