Você deseja que seu filho esteja o mais pronto possível ao entrar no jardim de infância. As habilidades de pré-leitura podem ser estimuladas muito antes de seu filho atingir a idade escolar e mesmo antes de aprender as letras do alfabeto. O artigo a seguir descreve alguns dos métodos básicos para cultivar essas oportunidades para seu filho pequeno.
Nunca é muito cedo para criar uma base para a alfabetização. Reconhecer e tentar usar a linguagem para a comunicação cotidiana são etapas importantes que precedem a leitura. À medida que você fala com seu filho e ele fala com você, você está construindo a base para a alfabetização. A peça em que eles se envolvem ajuda a desenvolver muitas habilidades de pré-leitura e pré-escrita. Seu filho começa a captar mensagens sobre leitura e escrita desde muito jovem. Cada vez que carregam um livro e olham as imagens ou "fingem" ler, cada rabisco que fazem em uma página (ou parede!) Os prepara para a prática da leitura e da escrita. Existem muitas oportunidades para enviar mensagens positivas e construir uma base para a alfabetização desde a infância.
Falar, ouvir, cantar, poemas e rimas preparam seu filho para a leitura. Antes de seu filho usar a linguagem para ler e escrever, ele a usará para se comunicar por meio da escuta e da fala. Converse muito com seu filho. Faça perguntas e incentive as deles. Conte a eles o que você fez hoje - esta é uma forma de contar histórias. Nomeie coisas no mundo ao seu redor para construir seu vocabulário. Isso inclui tudo, desde nomear os alimentos que comem até os animais que você vê no zoológico. Use gramática real (em oposição à linguagem infantil) para que eles ouçam como as frases são colocadas juntas.
Desenvolva a consciência fonêmica - consciência dos sons e padrões da linguagem. Cante para seu filho e com ele. Toque uma variedade de músicas para eles.
Brinque com a linguagem. Jogue jogos de rimas e faça poemas. Incentive seu filho a perceber a linguagem de qualquer maneira agradável que venha naturalmente. Aprender a reconhecer ou imitar os sons do dia-a-dia desenvolve essa consciência da linguagem. Perceber a diferença entre um galo cantando e um cachorro latindo ou entre uma campainha e uma buzina de carro constrói esses conceitos de sons de uma forma divertida.
CDs de música infantil são ótimos para enfatizar esses conceitos. Seja bobo e divirta-se com essa prática.
Leia para seu filho todos os dias e deixe-o participar da leitura. Reserve um tempo e um lugar especiais todos os dias para ler livros infantis de qualidade, de diferentes níveis, para seu filho. Ao lerem juntos, faça-lhes perguntas, deixe-os compartilhar seu entusiasmo, falar sobre as imagens, diga-lhes que nomeiam coisas que reconhecem, encoraje-os a inventar histórias de mentira, deixe-os escolher o livro e virar as páginas, deixe-os dizer partes previsíveis de a história, eles podem repetir sons e palavras ou fazer os sons de personagens animais. Qualquer maneira que eles possam ter um papel ativo ajudará a nutrir seu envolvimento nas práticas de leitura.
Eles estão desenvolvendo conceitos de impressão importantes para entender do que tratam os livros. Exemplos disso são como lemos da esquerda para a direita e de cima para baixo na página. Eles também estão desenvolvendo uma compreensão de como palavras e imagens carregam significado. Aponte para as palavras conforme você lê para demonstrar isso. Essas são suas primeiras experiências de compreensão de um texto e por isso são muito importantes.
Deixe-os também sentar e desfrutar da história contada. Faça deste o momento mais reconfortante e mágico do dia. A hora de dormir é obviamente uma ótima hora. À medida que seu filho adormece ao som de uma boa história, ele está tendo experiências maravilhosas de livros e leitura. Essas memórias ficarão com eles por toda a vida. Deixe que diferentes membros da família, incluindo irmãos mais velhos, participem desse momento tão especial. Se seu filho tem dificuldade em manter a atenção ou se contorce, não force e torne isso desagradável para ele. Experimente compartilhar livros por períodos mais curtos de tempo, mesmo que apenas por alguns minutos. Se for forçado para eles, eles não vão gostar e desenvolverão associações negativas de ler. Porém, é mais do que provável que seu filho goste muito da atenção individual.
Leve livros com você e aproveite o tempo ocioso (como esperar no consultório médico) para compartilhar um livro. Descubra quando sua biblioteca local tem hora de contar histórias e traga seus filhos para que vejam a leitura como uma atividade divertida que acontece no mundo inteiro e com outras pessoas. E, enquanto você estiver lá, verifique uma grande pilha de livros! - Compre livros de tecido e tabuleiro projetados para crianças. As páginas são grossas e mais fáceis de virar. Esses livros usam texturas, sons e outros recursos interativos para envolver os pré-leitores. Deixe que esses livros "pertençam" ao seu filho. Deixe-os carregá-los, olhar as fotos e mostrá-los a todos. Eles estão começando a desenvolver um senso de propriedade da leitura. Podem parecer mais brinquedos do que livros, mas é uma ótima maneira de começar.
Construa conceitos como reconhecimento de cores, números, formas, correspondência e criação de padrões. As cores são um código, assim como as palavras são um código. Números e conceitos de contagem mostram às crianças como uma coisa pode representar outra, como no texto escrito. Saber a diferença entre um círculo, um quadrado e um triângulo vem antes do reconhecimento das formas distintas das letras que devem ser distinguidas para a leitura. Ler requer o reconhecimento de padrões. Combinar objetos ou imagens é uma forma de eles demonstrar que reconhecem as semelhanças (na forma ou na cor) e que podem aplicá-las. Por essas razões, praticar esses conceitos por meio da brincadeira constrói uma ótima base para a leitura.
O jogo é a ênfase. Procure por brinquedos projetados para seu filho pequeno a crianças em idade pré-escolar que criam oportunidades para desenvolver a compreensão desses conceitos. Você sabia que seu filho estava aprendendo a ler quando fez um padrão de vermelho, azul, vermelho, azul com seus blocos de espuma? Esta peça é apropriada para o desenvolvimento dessas crianças pequenas.
Uma criança de dois anos não precisa reconhecer as letras do alfabeto para construir uma base para a prática de leitura e escrita. Para familiarizar seu filho com o alfabeto, você terá brinquedos que mostram as letras do alfabeto, cantam a música do alfabeto para eles e praticam as letras do nome, mas a ideia é que aprender a reconhecer as letras e seus sons correspondentes não é a única maneira que eles estão começando a ler.
Encha a sua casa com impressos. A leitura vem em muitas formas. Tenha uma variedade de coisas para ler em cada cômodo de sua casa. Isso inclui livros de todos os níveis, revistas, jornais, receitas, instruções para projetos e jogos, brochuras e panfletos coloridos (como para viagens) e mapas. Embora seu filho possa não estar 'lendo' esses materiais (ou mesmo necessariamente mostrar interesse por todos eles), ele está vendo exemplos de como os materiais impressos podem ser diversos e intrigantes. Eles irão desenvolver curiosidade e interesse com o tempo. É claro que seu filho ainda não sabe como cuidar de materiais, então você pode não querer manter materiais caros ao seu alcance, mas em vez disso, compartilhe-os ou apenas procure materiais mais baratos. As vendas de garagem são um bom lugar para construir uma variedade de livros para casa.
Preencha sua casa com oportunidades para desenhar e escrever. Alimente uma apreciação precoce pelo desenho e pela escrita. Tenha uma variedade de papéis de todas as formas, tamanhos e cores, bem como marcadores, canetas, lápis, lápis de cor, tintas e giz de cera à mão. Incentive seu filho a rabiscar, desenhar e colorir. Ver as possibilidades de expressão na forma escrita e torná-la divertida para eles os ajudará a desenvolver uma apreciação pelo valor da escrita em todas as suas formas.
Seu filho continuará a desenvolver suas habilidades motoras finas que o ajudarão a pegar lápis e giz de cera. Reconheça seu estágio atual de desenvolvimento, fornecendo lápis e giz de cera tamanho gigante. Atividades manipulativas (atividades feitas com as mãos), como modelar massinha e argila infantil atóxica, separar e empilhar, montar quebra-cabeças, desenhar e fazer trabalhos manuais que exigem o uso de dedos e mãos, desenvolvem os músculos das mãos e fortalecem as habilidades motoras finas. Este desenvolvimento está intimamente relacionado à visão e à coordenação entre mãos e olhos. Papel dobrável e usar tesouras e bastões de cola para crianças com orientação são boas maneiras de seu filho de três ou quatro anos usar as mãos e estimular a criatividade. Trabalhar com zíperes, botões, fechos e velcro em roupas e brinquedos também são boas maneiras práticas de desenvolver habilidades motoras finas. As mãos de seu filho ainda não serão capazes de segurar um lápis com maestria em idade escolar ou formar letras perfeitas com linhas retas, então dê-lhes tempo. Incentive todos os seus esforços. (Consulte o artigo "Marcos de desenvolvimento físico / habilidades motoras finas " na parte inferior desta página para saber mais sobre o que você pode esperar de seus filhos de dois, três e quatro anos.)
O reconhecimento de imagens e padrões é uma importante habilidade de pré-leitura. Como seu filho sabe qual caixa de cereal é o preferido dele? Qual saco tem biscoitos e qual tem biscoitos? É porque eles reconhecem as cores, imagens, ícones, desenhos animados e fotos na embalagem. Isso é uma pré-leitura. Deixe seu filho ajudá-lo no supermercado e na cozinha. Crie oportunidades para eles, dando-lhes opções e pedindo sua ajuda. Se eles estão começando a aprender suas letras e sons, eles podem reconhecer o 'C' inicial na embalagem e saber o som que ele faz. Você pode então perguntar a eles, isso diz 'cookies' ou 'crackers'. Eles saberão a resposta, não porque leram a palavra inteira, mas porque reconhecem a embalagem. Esse tipo de previsão e uso do contexto são as mesmas habilidades que eles aprenderão a aplicar na escola e que, aliás, usamos quando lemos.
Incentive seu filho a reconhecer a impressão ambiental. O exemplo clássico de impressão ambiental é quando seu filho grita "McDonald's!" quando vêem um conjunto de arcos dourados pela janela do carro. Tal como acontece com o reconhecimento do saco de biscoitos, eles não leram realmente a palavra 'McDonald's'. Se você escrevesse a palavra em um pedaço de papel (tirando-o do contexto), seu filho de dois anos não reconheceria a palavra. Ainda assim, incentive o que seu filho percebe como se estivesse lendo, porque está. Peça-lhes que apontem o que reconhecem pela janela do carro, incluindo placas de rua. Novamente, isso está intimamente relacionado a cores, formas e ícones.
Dê o exemplo; mostre a seu filho como você usa a leitura e a escrita. Como pais, vocês sabem que a melhor maneira de fazer com que seu filho faça algo é modelá-lo. Se você ler e escrever sozinho, seu filho receberá uma mensagem positiva. Mostre o que você está fazendo. Escreva notas para os membros da família e pergunte-lhes se desejam acrescentar algo à nota (uma mensagem que você escreveria). Mostre a eles que você está fazendo uma lista de compras e peça sugestões. Deixe que eles o peguem lendo seu próprio livro ou revista em vez de assistir TV. Talvez eles vão pegar seu próprio livro. Eles estão pegando todos os exemplos que você deu.
Aproveite as oportunidades de compartilhar leitura e escrita. Se você passar o domingo de manhã sentado com o jornal na mesa da cozinha, verifique se há uma seção infantil com artigos, jogos e quebra-cabeças para crianças. Passe para seu filho. Apenas a prática de segurar o jornal e olhar as fotos os inicia no caminho para os hábitos de leitura. Faça deste um momento especial. Você também pode colocá-los no colo e ler desenhos ou artigos infantis para eles. Se você está pagando contas ou escrevendo cartas, deixe seu filho ajudá-lo dobrando o papel ou colocando os selos nos envelopes. Deixe-os saber que eles são uma grande ajuda. Incluir seu filho em atividades que envolvam leitura e escrita, mesmo que seja pequena, transmite a ele uma mensagem de que a alfabetização é valiosa.
Cresça com eles à medida que crescem e desenvolvem suas habilidades. Reconheça as habilidades que seu filho está desenvolvendo e continue a desafiá-las. Apresente-lhes oportunidades cada vez mais avançadas à medida que eles demonstrarem prontidão. Forneça materiais que reflitam seu interesse e habilidades crescentes. Quando seu filho chegar ao jardim de infância, ele terá uma vantagem distinta sobre as crianças que não praticaram essas atividades. Isso ajuda a garantir que seu filho aproveite ao máximo todas as novas oportunidades de aprendizagem apresentadas a ele.
Os esforços de leitura de seu filho algum dia se transformarão em atividades acadêmicas mais focadas. Por enquanto, seu filho de dois, três ou quatro anos está se preparando para ler enquanto começa a explorar o mundo ao seu redor. Ficar ciente desses processos pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo as oportunidades de ensino com seu filho. Mais importante: divirta-se. Envie uma mensagem leve e positiva sobre aprender, brincar, ler e escrever. A curiosidade natural de seu filho vai deixá-lo fisgado e ele vai prosperar.