Como muitos deveres de casa prejudicam o aprendizado?
Giovana Zambrano
• 4 min de leitura
O dever de casa é dado como acompanhamento para ver se a criança entendeu totalmente as lições do dia. No entanto, muitos deveres de casa são opressores para o aluno. Ao contrário da crença popular, muita lição de casa pode realmente arruinar o processo de aprendizagem, pois pode ser contraproducente. Em vez de relaxar e se concentrar em estratégias de aprendizagem, a criança se concentra em cumprir as tarefas, independentemente de serem bem ou não, o que também reduz o tempo da criança para atividades recreativas. O resultado pode ser um aluno infeliz e preguiçoso.
Energia gasta Muitos deveres de casa causam muito estresse aos alunos. Em vez de encorajar a criança a estudar, muitas designações podem fazê-la odiar completamente o trabalho escolar. Além disso, a necessidade de fazer o dever de casa seria o foco do aluno, em vez de praticar e reforçar as habilidades ensinadas naquele dia. Ele pode estudar deliberadamente, mas é por causa da frustração que pode fazer tudo o que precisa ser feito, sem se esforçar ao máximo, resultando em notas ruins nos deveres de casa. Alguns podem até pedir a outra pessoa para fazer o dever de casa para ela ou copiar de um colega de classe. Agora isso é ainda pior.
Tempo para descanso ou recreação Os alunos precisam de mais tempo fora da escola. Atribuir-lhes muitas atribuições tira seu tempo de quaisquer outros hobbies substanciais, bem como o tempo gasto com amigos. É muito pior se o trabalho de casa for muito desafiador, o resultado de o aluno ter dificuldade com a tarefa ou talvez não ter prestado atenção ao professor na aula naquele dia. Como consequência, não reforça a aprendizagem tanto quanto cria frustração para os alunos e pais. No momento em que um aluno vê a carga de dever de casa a ser feito, ele relaxa, perde o ímpeto de trabalhar nele e, eventualmente, procura uma saída. A qualidade do trabalho muitas vezes não seria tão boa como quando eles estão na escola.
Hábitos de estudo Osprofessores dão lição de casa como uma extensão das aulas em andamento ou como uma breve introdução às próximas. Tudo bem, mas se o trabalho de casa já leva horas para ser concluído, você pode esperar que os alunos o façam com indiferença. Na verdade, não é o tipo de hábitos de estudo que os professores encorajariam a seus alunos. Considere, por exemplo, um aluno que detesta até mesmo um único trabalho de casa. Se você lhe atribuir quatro tarefas, é provável que ela peça a um dos pais para fazer o dever de casa, sob o pretexto de não entender as instruções. Obviamente, não é o aluno que ganhará no processo.
Aprendizagem holística Por último, a escola não é o único lugar onde os alunos aprendem. As crianças aprendem mais facilmente com o ambiente, onde as ideias teóricas são colocadas em prática. Portanto, pedir às crianças que se concentrem em muito dever de casa consumiria seu tempo do aprendizado e da prática, em que brincadeiras e passatempos são uma parte importante.
Os professores devem perceber que o nível de concentração da criança diminui à medida que o dia termina. Assim que saem da escola e voltam para casa, suas mentes são programadas para descansar e aproveitar o resto do dia com sua família e amigos. Se você dá a eles muitos deveres de casa, você não apenas tira esse privilégio, mas também contribui para fazê-los sentirem-se estressados. A chave é fazer tudo com moderação. Qualquer coisa em excesso não é bom, por mais positivo que possa parecer.