O butano é um gás incolor, inodoro e muito inflamável derivado, junto com outros gases, do gás natural bruto. Embora seja uma substância gasosa, o butano pode se liquefazer facilmente ou virar líquido quando comprimido. O butano é composto exclusivamente de átomos de hidrogênio e carbono, por isso é chamado de hidrocarboneto - um composto de hidrogênio e carbono. Sua fórmula química é C4H10, o que significa que o butano tem 4 átomos de carbono ligados a 10 átomos de hidrogênio.
O arranjo e ligação dos átomos de hidrogênio aos átomos de carbono pode ser em uma cadeia linear ou em uma cadeia ramificada. O butano, cuja estrutura é de cadeia linear, é denominado n-butano (também denominado butano normal ou butano não ramificado). Usado como um termo genérico, "butano" pode se referir a n-butano ou seu parente, isobutano.
Chamado apropriadamente de metilpropano
Outra forma de butano existe como um isômero de n-butano. Por ser um isômero do n-butano, ainda possui 4 átomos de carbono e 10 átomos de hidrogênio, mas o arranjo dos átomos está em uma cadeia ramificada. O butano, cuja estrutura se parece com uma cadeia ramificada, é denominado isobutano ou i-butano, apropriadamente denominado metilpropano.
A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) usa estritamente "butano" para se referir apenas ao n-butano e "metilpropano" para se referir apenas ao i-butano.
Por ser extremamente inflamável, o butano é usado como combustível. É o combustível comum usado em isqueiros. O butano é liquefeito pela compressão do gás butano e armazenado no reservatório de combustível do isqueiro. Quando uma válvula é aberta, o butano líquido se descomprime e rapidamente se transforma em gás. O butano descomprimido escapa do reservatório na forma de uma corrente de gás incolor e é aceso, produzindo assim uma chama.
O butano também é usado no gás propano líquido (mais comumente conhecido como GLP ou gás liquefeito de petróleo), que combina butano e propano. O GLP também é usado como combustível. Muitas vezes, é vendido como gás engarrafado, o que é popular entre os campistas e aqueles que amam festas na churrasqueira ao ar livre. O GLP ou o gás engarrafado podem abastecer fogões de acampamento e churrasqueiras a gás. Embora o propano produza mais calor que o butano e seja mais eficiente na combustão, o butano tem uma característica que o torna favorito: ele se liquefaz facilmente e, portanto, facilita sua contenção.
Gases inflamáveis derivados
Ao contrário de alguns outros gases inflamáveis derivados do gás natural, o butano produz apenas dióxido de carbono como subproduto quando queimado.
O butano também é usado como refrigerante. Isobutano (i-butano) ou metilpropano, por exemplo, é usado para substituir o freon como refrigerante em freezers e refrigeradores. Usar butano como refrigerante é mais favorável ao meio ambiente e à terra em comparação com o uso de halometanos, que danificam a camada de ozônio da Terra.
Além de seu uso como combustível e refrigerante, o butano também é usado como propelente de aerossol para inseticidas em aerossol, desodorantes ou tintas. O butano liquefeito é misturado com inseticida líquido, desodorante ou tinta e é armazenado em uma lata ou garrafa. Quando a válvula de controle é aberta, a mistura líquida é expelida ou impulsionada como uma névoa. O butano evapora ou se transforma em gás rapidamente assim que sai do contêiner, deixando, portanto, a carga útil (que pode ser o inseticida, desodorante ou tinta) suspensa como gotículas muito pequenas.