Pode parecer que comparar escolas públicas com escolas privadas é como comparar maçãs e laranjas, mas na verdade elas são mais semelhantes do que você imagina. Escolher a escola certa para você e seu filho é uma decisão importante. Como você pode pesar as vantagens da escola privada em relação às da escola pública? Há várias coisas a se levar em consideração ao escolher entre escolas públicas e privadas.
- Tamanho - As escolas particulares são geralmente menores e têm uma proporção aluno-professor mais favorável, mas nem sempre é o caso em algumas áreas rurais. Menor também não é necessariamente melhor. O tamanho da população estudantil pode limitar os recursos, como variedade de aulas ou atividades extracurriculares oferecidas.
- Qualidade da instrução - pode parecer contra-intuitivo, mas a maioria das escolas particulares não paga seus professores tão bem quanto as escolas públicas. Embora os salários sejam geralmente competitivos, as escolas particulares atraem professores, oferecendo turmas menores e alunos "mais comportados". Como as escolas privadas nem sempre pagam bem, pode ser difícil reter professores de qualidade e as taxas de renovação podem ser altas. Novamente, nem sempre é esse o caso, mas seria errado presumir que as escolas privadas oferecem uma qualidade superior de professores.
- Custo - A diferença óbvia entre escolas públicas e privadas é o custo. Por lei, toda criança tem direito a uma educação pública gratuita e igualitária. As escolas públicas são obrigadas a cumprir os padrões estabelecidos pelo governo. O custo da educação privada varia de escola para escola, mas geralmente resulta na capacidade de pagar recursos mais atualizados. Muitas vezes, há bolsas disponíveis conforme a necessidade.
- O futuro - Quais são os seus objetivos futuros de educação para o seu filho? A maioria das escolas particulares é voltada para alunos com currículo rigoroso. Os alunos que não planejam o ensino superior podem ter dificuldades nesse tipo de ambiente. As escolas públicas às vezes têm dois cursos diferentes para satisfazer todos os alunos, independentemente de seus planos após a formatura.
Decidir que tipo de educação seu filho precisa é uma decisão que você não deve tomar levianamente. Examine todas as possibilidades antes de decidir o que é melhor para sua família. Não existe uma resposta certa para todos.