Como criar atividades estimulantes para crianças pequenas?
Neuza Lara Domingues de Castro
• 4 min de leitura
A idade entre a infância e a pré-escola é uma época em que as crianças aprendem muito rapidamente. Eles estão se descobrindo rapidamente e ao mundo ao seu redor. Seus próprios corpos e habilidades são uma maravilha, e eles desenvolvem habilidades que acharão úteis ao longo de suas vidas. As crianças são curiosas e famintas por informações. No entanto, eles costumam ser inconstantes e têm um período de atenção curto. Portanto, você precisará dar a eles atividades estimulantes, com as quais possam aprender e desfrutar.
As pré-escolas geralmente dividem habilidades e habilidades de acordo com o desenvolvimento mental, físico e emocional.
Motor bruto envolve grandes movimentos
Habilidades motoras. A habilidade motora ou muscular é geralmente dividida em dois aspectos: desenvolvimento motor grosso e motor fino. O motor grosso envolve grandes movimentos, como caminhar, pular e outros. Para ajudar seu filho a desenvolver suas habilidades em dar passos largos, pular ou correr, você pode pegar uma bola de praia, um conjunto de boliche ou qualquer coisa com uma bola que ele possa jogar. Isso ajudará a estimular e fortalecer seus músculos. No início, ele não será tão hábil para lançar, chutar ou pegar uma bola, mas à medida que se acostuma, ele vai conseguir lançar e pegar a bola com facilidade.
Quanto ao desenvolvimento motor fino, isso envolverá a habilidade de seu filho em manipular pequenos objetos, como canetas e giz de cera. Isso também inclui ser capaz de derramar o líquido de garrafas em um copo e também pegar uma bola com as mãos (e não com os braços). As crianças adoram experimentar algo novo. Peça a seu filho para ajudá-lo a despejar líquidos em um copo. Por exemplo, você pode pedir-lhe para derramar leite ou água. Isso será novo para ele e ele achará uma atividade interessante.
Desenvolvimento cognitivo. As crianças são muito curiosas e perguntarão sobre qualquer coisa ao seu redor. Você e seu filho podem jogar jogos de palavras enquanto caminham ou dirigem pela cidade. Por exemplo, você pode jogar com opostos. Você diz uma palavra, e ele diz o oposto dessa palavra. Ou você pode apontar para objetos e pedir que ele os descreva. Você pode perguntar sobre cor, forma, altura e praticamente qualquer coisa descritiva.
Habilidades de escuta ativa
Outra maneira de estimular o desenvolvimento cognitivo em seu filho é brincar de faz de conta. Mantenha sua imaginação saudável e ele aprenderá a ser criativo, tentando realmente viver o que está imaginando ou fingindo ser. Você também pode ajudar a estimular sua memória e habilidades lógicas brincando com quebra-cabeças (com peças grandes) ou jogando "Simon diz". Isso não apenas o ajudará a aprender a seguir as instruções, mas também a praticar suas habilidades de escuta ativa.
Criatividade. As crianças gostam de se expressar. Uma criança está em um momento em que deveria ser exposta às artes, como música e artes visuais. Dê ao seu filho muitos materiais de arte, como tintas, giz de cera, papel. Ele vai gostar de poder manipular objetos tridimensionais como argila e massinha. Peça a ele para criar objetos com formas. Você também pode envolvê-lo na cozinha ao assar biscoitos, por exemplo. Ele pode trabalhar moldando a massa em formas interessantes.
Dançar e cantar são, naturalmente, excelentes maneiras de estimular a criatividade em seu filho. Faça-o ouvir uma grande variedade de gêneros musicais. Ouça músicas infantis, mas também expanda para outros gêneros, como pop, rock and roll e clássicos. Ele vai ganhar uma apreciação pelos diferentes tipos de artes desta forma.