Educar seu filho em casa exige muita preparação. Você pode até querer ir tão longe a ponto de assistir a aulas online de educação e / ou desenvolvimento infantil.
Se você decidiu estudar em casa, está estudando em casa, ou se está pensando nisso, então vai se deparar com pessoas com muitos conceitos errôneos sobre a educação em casa como um todo. Você pode optar por ignorar essas pessoas, mas muitas vezes é preciso muito esforço para lidar com esses conceitos errôneos, pois as pessoas fazem perguntas, acusam-no de má tomada de decisão e apontam as razões pelas quais o ensino doméstico é ruim. Com um pouco de trabalho e compreensão, você pode lidar com esses equívocos sem se preocupar, ficar aborrecido ou se sentir espancado.
Passo 1
Lembre-se de entender de onde vêm os outros. Embora os equívocos não sejam uma coisa boa, ao lidar com aqueles que os têm, lembre-se de onde eles vêm. Eles realmente não sabem. Eles estão apenas seguindo o que lhes foi ensinado, dito, o que ouviram ou o que acham que está acontecendo. Com isso em mente, seja paciente e gentil ao lidar com as pessoas que simplesmente não sabem e, portanto, têm ideias erradas sobre o ensino doméstico.
Passo 2
Acompanhe os equívocos. Freqüentemente, a melhor maneira de combater os equívocos é educar aqueles que os defendem. É melhor conhecer os equívocos que existem para que você possa combatê-los quando os encontrar. Ler notícias da escola em casa, ingressar em um grupo de escola em casa ou um grupo de pais de escola em casa online em painéis de mensagens da escola em casa costuma ser uma ótima maneira de ter uma ideia dos tipos de equívocos que você encontrará. Alguns desses equívocos incluem:
Habilidades sociais. Freqüentemente, é uma preocupação que as crianças que estudam em casa não desenvolvam as habilidades sociais de que precisam. Isso é alimentado por famílias grandes que frequentam a escola em casa e cujos filhos não interagem com outras pessoas. No entanto, isso é um equívoco e a maioria das crianças que frequentam a escola em casa tem bastante interação social e costumam ser mais educadas e respeitosas do que seus colegas.
Os estudantes em casa são loucos religiosos. É verdade que o movimento casa-escola pertenceu a uma grande parte das pessoas que queriam proteger seus filhos do mal das escolas públicas e incutir nas crenças que eles tinham. Muitas dessas pessoas não eram excessivamente religiosas, mas eram vistas dessa forma porque estavam dispostas a violar as leis de evasão escolar para os filhos em casa. Além disso, mais e mais famílias estão optando pela educação domiciliar por diferentes razões e este não é mais um movimento associado à religião.
Você não está qualificado para ensinar seus filhos e não os preparará para a faculdade e para a vida futura. Existem algumas histórias tristes e ruins de ensino doméstico por aí. No entanto, você tem as habilidades necessárias para educar seu filho em casa. Existem muitos recursos excelentes e uma ampla variedade de métodos de ensino que você pode usar para ensinar seu filho. Você pode aprender à medida que avança e eles aprendem. Além disso, a maioria dos alunos que educam em casa é procurada por faculdades porque a educação em casa costuma ter ótimos resultados.
Etapa 3
Esteja preparado para responder a equívocos e responder perguntas. Quer seja um estranho, amigos ou familiares que estão preocupados com a educação de seu filho, esteja preparado para responder a equívocos e responder a quaisquer perguntas que eles tenham. Veja isso como um momento de educar. Também é uma boa ideia saber por que você quer dar aulas em casa para seu (s) filho (s) e as várias maneiras como o fará ao longo dos anos.
Passo 4
Tenha seus planos traçados. O planejamento costuma ser uma ótima maneira de esclarecer dúvidas. Se você sabe o que está fazendo, será mais fácil para os outros entenderem. Inclua outros professores, aulas e atividades extracurriculares em que seu (s) filho (s) estará (ão) envolvido (s). Inclua métodos diferentes com os quais seus filhos estarão aprendendo (aulas de vídeo, trabalho online, jogos, livros, aulas, palestras e / ou viagens de campo). Planeje uma ampla gama de atividades e esteja preparado para mostrar aos outros que seus planos incluem tudo o que uma escola pública cobriria e provavelmente mais.
Conheça seus direitos. Também é uma boa ideia conhecer seus direitos. Estes variam de país para país e até de estado para estado. Revise as leis da escola em casa de sua área e o que é exigido de você para atender a esses padrões. Além disso, certifique-se de saber com quem entrar em contato caso seus direitos sejam violados por autoridades estaduais ou locais. Na Europa, a Defesa Legal da Escola em Casa é a pessoa a ser contatada se você tiver problemas legais com o ensino doméstico de seu filho.
O ensino em casa é uma ótima opção para muitas famílias. É importante que você esteja pronto para ir e saiba que provavelmente irá contra aqueles que não acham que o que você está fazendo é certo. Seja paciente, esteja preparado, saiba como você vai responder e saiba como você está atendendo às necessidades de seu filho. O resto vai se encaixar. Se você ainda não tem certeza de que possui o conhecimento adequado, saiba que fazer alguns cursos online de educação pode ajudá- lo a ficar mais tranquilo - e talvez as pessoas ao seu redor também!
Também é uma boa ideia lembrar que você não precisa convencer a todos. Essa deve ser a melhor decisão para sua família e se ainda houver alguém contra, tudo bem também.