Como educar crianças sobredotadas por meio da educação em casa?
Tatiana Victória Fonseca de Co
• 6 min de leitura
Crianças superdotadas enfrentam desafios especiais na escola que o aluno médio não enfrenta. Um traço comum entre as crianças que aprendem de maneira acelerada é o tédio quando o trabalho escolar não é suficientemente desafiador.
O tédio pode causar muitos problemas que podem refletir negativamente sobre a criança. É comum que crianças entediadas se recusem a fazer trabalhos que acreditam estar abaixo do padrão de seu nível de inteligência. Isso pode levar a notas ruins, rotular a criança (ou seja, não inteligente, preguiçosa, com dificuldades de aprendizagem), problemas de comportamento e uma série de outras coisas desagradáveis que de outra forma poderiam ter sido evitadas.
Estrutura rígida infligida
O bom de educar seus filhos em casa é que você tem a capacidade de criar um currículo exclusivo para cada criança. A estrutura rígida infligida às crianças pelas escolas públicas e privadas não é necessária. É importante certificar-se de que seu filho está atendendo aos padrões estaduais de educação a cada ano. No entanto, como você faz isso depende inteiramente de você.
Conheça os pontos fortes e fracos de seu filho. Já que você está assumindo o papel de educador de seu filho, precisa saber exatamente em que áreas ele é forte e quais são as áreas problemáticas.
Você pode descobrir isso através da aplicação de testes ou observação. O bom dos testes é que você pode descobrir em que nível seu filho está para cada matéria individual. No entanto, algumas crianças podem não querer fazer o teste se acharem que é redundante ou enfadonho.
Nesse caso, o melhor caminho a seguir pode ser observar seu filho enquanto ele trabalha em cada matéria. O problema que você pode encontrar é julgar com precisão quais áreas eles realmente não gostam porque estão entediados / é muito fácil, e quais áreas eles precisam trabalhar para melhorar.
Não tenha medo de tentar coisas novas. Não se conforme com um estilo de ensino, um método ou uma maneira de fazer com que seu filho faça as tarefas escolares.
Existem milhares de maneiras de ensinar uma criança. O objetivo é escolher o caminho certo para seu filho. Com uma criança superdotada, isso pode significar que eles estão fazendo intensos projetos de pesquisa que envolvem atividades práticas. O segredo é tornar o trabalho divertido para eles e educacional ao mesmo tempo.
Aqui estão alguns métodos de ensino que são projetados com uma criança superdotada em mente:
Um dos melhores recursos que você terá é a Internet. Com alguma supervisão dos pais, o currículo de uma criança superdotada pode se tornar uma aventura digital. Por meio do aprendizado, eles têm a capacidade de explorar o mundo inteiro. Em vez de ler sobre história, eles podem vivenciar a história por meio de tours visuais, uma infinidade de sites e muito material de leitura intenso adequado para qualquer série.
Traga a ciência para a vida, permitindo que seu cientista júnior faça atividades práticas. Quer isso signifique fazer viagens para o Museu da Ciência, o Planetário ou deixá-los construir seus próprios experimentos científicos, a estrutura prática irá garantir que seu filho esteja ansioso para aprender.
Torne o currículo do seu filho incrivelmente detalhado. Defina metas diárias, semanais e mensais que seu filho deseja alcançar. Recompense-os com tempo de jogo educacional e tempo de computador quando atingirem seus objetivos. Algumas crianças superdotadas prosperam com prazos apertados e cronogramas rígidos, enquanto outras não. Então, tudo isso depende do seu filho e das necessidades dele.
Você deve ter em mente que nenhum método funcionará em todas as crianças. Cada criança é diferente. Suas necessidades são diferentes. Seus estilos de aprendizagem são diferentes. Até encontrar exatamente o estilo que se adapta ao seu filho, pode ser necessário tentar métodos diferentes e estar aberto para o que cada um tem a oferecer.
Misturar e combinar pode realmente fazer o truque. Um dos maiores equívocos que os pais têm quando começam a estudar em casa é que eles devem se limitar a uma série para seus filhos. Isso simplesmente não é verdade!
Este é um grande benefício para crianças superdotadas, porque elas podem estar alguns graus à frente em várias áreas, na tarefa em outra área e um pouco atrás em outra.
Se seu filho está na quinta série, mas está lendo e compreendendo no nível do ensino médio, deixe-o aprender com os materiais do ensino médio. Você pode fazer isso para cada disciplina que seu filho tiver. Não só desafiará seu filho, mas também reduzirá seu tédio em geral.
Elogie-os quando concluírem seu trabalho. Se seu filho for teimoso, você pode precisar fazer um pouco de pensamento criativo para fazê-lo se interessar pela escola. Uma das razões, além do tédio, que as crianças não gostam de fazer trabalhos escolares quando estão em um sistema escolar decorre da negatividade que pode cercar seu trabalho.
Se não fizerem o trabalho exatamente como seu professor deseja, recebem notas negativas, tratamento negativo e punições negativas.
As crianças respondem muito melhor ao reforço positivo do que às consequências negativas como um todo. Se seu filho não está particularmente feliz em ter que aprender, ouvir que ele não está fazendo o dever de casa porque é um criador de problemas ou não é inteligente o suficiente não o fará querer trabalhar também. Na verdade, a negatividade pode fazer com que eles detestem aprender.
Você precisa colocar os aspectos positivos da aprendizagem de volta na escola doméstica de seu filho superdotado. Por exemplo:
Em vez de dizer que seu filho não pode assistir ao programa de televisão favorito como punição por não fazer o dever de casa, incentive-o a fazer o trabalho dizendo que, como recompensa, ele poderá assistir ao programa favorito se atingir a meta de dever de casa no momento em que está na televisão.
Deixe seu filho trabalhar por motivos positivos e, ao encontrar esse reforço positivo e perceber como você está feliz por ele estar aprendendo, a escola pode não parecer um fardo para ele.
Comece a estudar em casa
Observação: dependendo do estado em que você mora, pode ser necessário manter registros, um portfólio ou seu filho pode ter que passar por testes a cada ano para garantir que estão atendendo aos padrões definidos pelo governo. Certifique-se de saber o que o seu estado exige antes de começar a dar aulas em casa a uma criança superdotada.
Dicas rápidas:
As crianças aprendem por meio de diferentes métodos de ensino. Planos curriculares individuais darão a cada criança a chance de aprender no ambiente mais propício para seus estilos e necessidades de aprendizagem.
Sendo? Dotado? nunca deve ser visto como um fardo. Certifique-se de que seu filho entenda seus pontos fortes e fracos e como eles podem usar essas coisas na vida cotidiana.