Em um círculo, o acorde é a linha que conecta dois pontos dentro do círculo. Calcular o acorde é uma habilidade importante de aprender, especialmente porque o acorde é usado em muitos problemas trigonométricos e matemáticos. É possível calcular o comprimento da corda usando apenas o ângulo entre os pontos finais que conectam a corda em relação ao centro do círculo e o comprimento do raio. Veja como você pode fazer isso.
Defina os termos. Para poder calcular com eficiência o comprimento da corda de um círculo, você deve ser capaz de definir todos os termos que usará. Lembre-se de que você transformará os pontos e medidas do círculo em uma fórmula, o que significa que você deve saber exatamente onde seus termos estão localizados no círculo real. Imagine um círculo com dois pontos em algum lugar ao redor da borda. Esses dois pontos podem ser chamados de A e B e são o que constitui o seu acorde. Você também deve identificar as outras partes do círculo que o ajudarão a calcular o comprimento da corda, como o raio. O raio é a distância do centro a qualquer ponto do círculo. O comprimento da corda é a medida entre os pontos A e B.
Ângulo central dividido
Usando o raio e o ângulo central. Para calcular o comprimento da corda usando o raio, você precisa obter as medidas do raio e do ângulo central. O ângulo central é o ângulo formado entre os pontos A e B da corda, cruzando no centro do círculo. Depois de ter essas medidas, você precisará calcular usando esta fórmula: 2rsin (c / 2). Esta fórmula significa que o raio será multiplicado duas vezes e, em seguida, multiplicado pela função sin. Isso será então multiplicado pelo resultado do ângulo central dividido por dois. Isso significa que se você tem um ângulo de 60 graus e o comprimento do raio em seu círculo é 3, o comprimento da corda é igual a três.
Outros cálculos. Você também pode calcular o comprimento da corda usando o raio e a distância da corda do centro do círculo. A distância do acorde do centro é a linha que vai do centro do círculo ao ponto médio do acorde à medida que passa do ponto A para B. Assim que tiver essas medidas, você precisará usar a fórmula: 2 (r ^ 2-d ^ 2) ^ (0,5). Para simplificar a equação, comece primeiro dentro dos parênteses. Resolva os expoentes para o raio e a distância primeiro e, em seguida, subtraia os dois. Isso será então multiplicado por dois e aumentado para 0,5 de potência. Isso significa que se a distância for igual a três e o raio cinco, você tem um comprimento de corda de oito.
Na próxima vez que você enfrentar um projeto de ciências ou problema matemático que exija que você resolva o comprimento da corda em um círculo, use essas fórmulas para calcular o comprimento da corda usando apenas o raio e o ângulo central ou distância da corda ao raio.