Se você é um estudante e ouve a palavra peso molecular, a primeira coisa que passará pela sua mente são livros grandes e cálculos intermináveis. Para um aluno, calcular o peso molecular é um pesadelo. E se você também pensa da mesma forma, aqui está um processo passo a passo simples que pode orientá-lo no cálculo do peso molecular.
O que é um peso molecular? Esta é a primeira coisa que você deve saber. Da própria palavra, o peso molecular é o peso de certas moléculas. Você também deve observar que a unidade usada para o peso dos átomos é Dalton. A água, por exemplo, tem um peso molecular (MW) de 18 Daltons.
Peso molecular
Qual é a importância de estudar o peso molecular?
Digamos que você queira realizar um estudo sobre a resposta de várias abelhas a diferentes soluções de açúcares. Uma maneira de fazer isso é fornecer soluções diferentes e variadas e descobrir quais desses açúcares são os preferidos pelas abelhas.
Com este estudo você pode preparar uma solução de sacarose a 35%, também conhecida como açúcar de mesa, e uma solução de glicose a 35%, que pode ser encontrada naturalmente no mel. A configuração está quase completa, mas ainda há um problema. A quantidade de moléculas de açúcar em um volume de cada configuração é muito importante. É um fator de como as abelhas vão reagir ou responder em cada açúcar. É por isso que o peso molecular tem igual importância. Para você realizar um estudo bem-sucedido como neste caso, você deve saber calcular o peso molecular do açúcar.
Agora, estamos nos aproximando de como calcular o peso molecular. Aqui está a parte reveladora disso. A verdade é que você realmente não precisa calcular o peso molecular de um elemento porque ele já está escrito em uma tabela periódica. Mas, para uma determinada molécula, você deve adicionar o peso molecular de cada elemento que forma a molécula. Resumindo, é apenas uma simples adição que pode responder às suas perguntas sobre os pesos das moléculas.
Você também pode se perguntar como o peso molecular afeta o mundo da química. Além disso, estão em linha com as novas tendências e tecnologias da nossa sociedade, como a permeação de gel. Ele pode ser usado para determinar o peso de um produto ou reação química. Por outro lado, o peso molecular também está relacionado à massa molar. A massa molar é, sem dúvida, a média do peso molecular. Também é conhecido como peso atômico ou massa atômica.
Portanto, calcular o peso molecular não é tão extenuante quanto o que você supõe. Se você tiver uma tabela periódica em mãos, todas as informações fluirão livremente. Não há necessidade de dominar o cálculo ou estatística. Uma simples aritmética pode resolver o problema se envolve uma molécula de proteína, peptídeos ou polímeros. Então, se você é um daqueles alunos que não sabe como começar a estudar peso molecular, essas respostas simples podem te ajudar muito. O mundo da química tem muitos termos confusos, mas com as informações certas oferecidas em livros e na Web, você pode ter certeza de que está seguindo o caminho certo.