Como fazer molho de alho e mel?

Um bom molho de alho
Um bom molho de alho e mel começa com ingredientes frescos, locais e orgânicos, especialmente mel feito localmente, se possível.

O molho de mel e alho provavelmente se originou na China. É um molho delicioso, saudável e com poucas calorias. Nos Estados Unidos, é mais popularmente associada às asas de frango, mas pode ser usada com qualquer prato de carne, grelhada, assada ou frita. Pincele em carnes ou vegetais grelhados, ou simplesmente despeje sobre vegetais cozidos no vapor. É até bom com batatas assadas e arroz cozido no vapor!

Um bom molho de alho e mel começa com ingredientes frescos, locais e orgânicos, especialmente mel feito localmente, se possível. Compre um triturador de alho, se não tiver um - este molho vale a pena, e também a sua saúde; O alho tem vários benefícios para a saúde. Esta receita também inclui gengibre e pimenta caiena, que têm muitas propriedades benéficas.

  • 0,25 xícara de azeite (algumas pessoas usam manteiga sem sal)
  • 0,5 xícara de mel
  • 0,5 xícara de molho de soja (baixo teor de sódio, ok)
  • 1 colher de sopa de gengibre, fresco, picado muito fino
  • 1 colher de chá de vinho de arroz
  • 1 colher de chá de vinho tinto ou vinagre de arroz
  • Uma pequena quantidade (menos de 0,13 colher de chá) de pimenta caiena
  • 2 colheres de sopa de amido de milho (não farinha)
  • 1 colher de sopa de água fria
  • 1 dente de alho, descascado e esmagado

Opcional:

  • Um pouco de tomilho ou manjerona
  • Cebola verde cortada em pedaços ou cebola doce normal picada - cerca de 0,25 xícara
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • Sementes de gergelim (talvez uma colher de chá - não muitas)

Aqueça o azeite em uma panela, depois acrescente o alho amassado (e a pimenta caiena e a cebola, se for usar). Cozinhe até ficar macio, mexendo sempre. Tenha muito cuidado para não deixar queimar. Dois minutos são suficientes.

Junte o gengibre e cozinhe por mais um ou dois minutos, mexendo sempre.

Açúcar mascavo

Até que o molho esteja bom e espesso
Cozinhe por cerca de sete a dez minutos, mexendo sempre, até que o molho esteja bom e espesso.

Adicione o mel, o molho de soja, o vinho de arroz, o vinagre, o açúcar mascavo (polvilhe lentamente), o gengibre e as sementes de gergelim, as cebolas e as ervas, se for usá-los, e mexa bem até misturar completamente. Cozinhe por cerca de dez minutos em fogo baixo, sem tampa.

Enquanto isso, coloque a água fria em uma tigela e adicione lentamente o amido de milho, mexendo. Bata a mistura com um garfo até que esteja completamente dissolvida e tenha certeza de que não há grumos. O amido de milho em água fria é o segredo de muitas receitas excelentes; reserve um tempo para dominar essa técnica, pois você precisará dela com frequência se pretende cozinhar muitos pratos caseiros!

Agora, adicione lentamente o amido de milho dissolvido ao molho e mexa bem até misturar bem. Cozinhe por cerca de sete a dez minutos, mexendo sempre, até que o molho esteja bom e espesso. Seu molho acabou! Guarde-o em uma jarra na geladeira.

Você descobrirá que esse molho tem um sabor muito diferente dos molhos comerciais de mel e alho vendidos em mercearias asiáticas. Embora muitos deles sejam muito bons, não há substituto para o molho feito na hora. Quando você se sentir confortável fazendo este molho de alho e mel, você pode experimentar diferentes ervas, mais alho, mais gengibre, etc.

Artigos relacionados
  1. Como fazer manteiga branca?
  2. Como fazer frutas secas?
  3. Como cozinhar com uma frigideira de titânio?
  4. Como usar um wok elétrico?
  5. Como fazer churrasco ao ar livre?
  6. Como fazer óleo de anis?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail