A taquigrafia não é usada apenas por secretárias e assistentes para anotar informações verbais, mas também é usada por jornalistas, escritores e até mesmo alunos ocasionais. Às vezes, uma pessoa usa taquigrafia apenas para escrever rapidamente seus pensamentos e idéias que ela pode mais tarde transcrever em sua forma completa.
Gravadores portáteis
Mesmo com gravadores portáteis disponíveis, a taquigrafia ainda é usada hoje. Gregg, Pitman e Teeline são alguns dos estilos de taquigrafia que você pode escolher para aprender. Mas se você preferir usar sua própria forma de taquigrafia, aqui estão algumas sugestões sobre como criar um.
Liste as palavras comuns que você usa. Crie uma lista de todas as palavras que você normalmente encontra em seus escritos ou anotações. Estas são as palavras para as quais você precisa criar atalhos. Também pode haver palavras longas em seu campo de estudo ou profissão que você deseja escrever rapidamente, portanto inclua essas palavras em sua lista.
Use apenas uma abreviação para uma palavra ou frase específica. Não se confunda usando uma forma abreviada para mais de uma palavra ou frase. Cada taquigrafia deve identificar exclusivamente uma palavra ou frase.
Use símbolos fáceis de desenhar. Não há necessidade de reinventar a roda. Muitos símbolos podem ser usados no lugar de palavras e frases normais. Por exemplo, o ponto de interrogação "?" O símbolo pode ser usado para substituir a palavra "pergunta". Você pode encontrar uma variedade de símbolos e formas na caixa de diálogo de caracteres do seu documento de processamento de texto.
Crie novos atalhos de palavras ou incorpore os existentes. Invente sua própria abreviatura para palavras comuns. "Tnx" pode significar "obrigado ou obrigado". As mensagens instantâneas e de texto pavimentaram o caminho para a criação de atalhos. Veja se você pode incluir esses atalhos em sua própria abreviação. Por exemplo, BTW é freqüentemente usado em mensagens instantâneas. Isso significa "a propósito".
Faça uma lista de seus atalhos. É possível que você já use alguns toques abreviados. Por exemplo, você pode usar um símbolo específico para substituir uma determinada palavra usada com frequência. Crie uma lista de seus atalhos. Você pode usar um pequeno bloco de notas para indicar o atalho e a palavra ou frase a que se refere. Se os símbolos estiverem disponíveis no teclado, você pode criar sua lista no computador.
Sempre use sua abreviação. Não adianta criar uma abreviação se você não consegue se lembrar dela. Use sua abreviação sempre que possível para se acostumar com seus atalhos. Depois de criar notas usando sua abreviação, não espere muito para traduzir suas notas. Leia suas notas resumidas logo depois de escrevê-las. Isso lhe dá a oportunidade de esclarecer alguns pontos ou verificar as informações que você anotou nos casos em que as notas se referem a uma palestra ou entrevista.
Incorpore sua abreviação no corretor ortográfico do seu processador de texto. Se você usar palavras abreviadas, crie um dicionário para essas palavras abreviadas em seu programa de verificação ortográfica. Dessa forma, as palavras abreviadas não serão sinalizadas como erros.
Existem vários estilos de taquigrafia predefinidos que você pode aprender. A maioria é experimentada e testada. Mas isso não significa que sejam fáceis de memorizar e usar. Você pode criar seu próprio estilo de taquigrafia que seja mais pessoal e facilmente compreendido por você.