Como aprender sobre as vias de transdução de sinal?
Sr. Mário Aguiar
• 3 min de leitura
A transdução de sinal é um processo em que uma célula transforma um tipo de estímulo em outra forma de sinal. A maioria dessas ações celulares envolve uma série de sequências ordenadas de reações bioquímicas na própria célula. Essas reações são realizadas por enzimas e desencadeadas por segundos mensageiros. O resultado de todo esse processo é denominado via de transdução de sinal. Em termos simples, este é um processo interno pelo qual as células e moléculas passam quando o corpo sente algo e o transmite ao cérebro. É uma forma de metabolismo da informação.
Integra diversos sinais externos
As ações das células na transdução lidam com a detecção e processamento de um estímulo. Eles constituem um circuito molecular que detecta, amplia e integra diversos sinais externos para criar respostas, como mudanças nas atividades de enzimas ou na expressão de genes. Para saber mais sobre isso, os pontos abaixo podem ser úteis.
A primeira coisa que você deve aprender sobre as vias de transdução de sinal é o comportamento das moléculas de sinalização extracelular. Este estudo está estudando a maneira pela qual as moléculas de sinalização extracelular se ligam aos receptores da superfície celular que ficam de frente para a membrana plasmática. É isso que desencadeia qualquer evento dentro da célula.
Os estímulos ambientais são outro assunto que você deve compreender para ter o conhecimento necessário antes de aprender mais sobre os processos de proteínas de transdução.
Depois de aprender sobre o comportamento das moléculas de sinalização extracelular e os estímulos ambientais, você poderá aprender sobre os tipos de receptores. Na verdade, existem dois tipos. Esses são os receptores intracelulares e os receptores da superfície celular.
Os receptores de superfície celular, sendo proteínas transmembrana integrais, reconhecem a maioria das moléculas de sinalização extracelular. As enzimas desencadeadas como parte do processo de transdução de sinal e proteínas adaptadoras possuem domínios de proteína especializados, que são ligados a moléculas mensageiras secundárias específicas. Essas enzimas incluem a proteína quinase.
Existem cinco assuntos importantes no estudo dos receptores de superfície celular. Você fará bem se fizer um estudo sobre cada um deles. Estes são receptores acoplados à proteína G, receptores tirosina quinases, integrinas, receptores toll-like e receptores de canais iônicos controlados por ligante.
Você também deve aprender sobre a diferença entre transdução generalizada e transdução especializada. O primeiro é quando todas as áreas do cromossomo são transduzidas. Por outro lado, o último ocorre apenas quando partes específicas do cromossomo perto do local de fixação são transduzidas.
O próximo item que você precisa aprender é sobre os segundos mensageiros. São moléculas que realizam a transdução intracelular. Essas moléculas são cálcio, segundos mensageiros lipofílicos e óxido nítrico.
Finalmente, para aprender o básico, você também precisará aprender sobre os principais exemplos de caminhos. Estas são a via dependente de CAMP, a via MAP Kinase / ERK e a via IP3 / DAG. Todas essas vias têm características únicas e usam diferentes conjuntos de moléculas e proteínas. Na via dependente de CAMP, por exemplo, a proteína quinase A está sendo ativada.
Certamente existem mais tópicos e subtópicos relacionados ao estudo da transdução de sinal. Você precisará ler mais artigos e livros sobre o assunto para ter um conhecimento aprofundado. No entanto, é recomendável que você se prepare com o conhecimento básico dos termos que irá conhecer.