Desenvolver uma filosofia de ensino: filosofia da educação do professor
David Vale
• 4 min de leitura
Aprenda a avaliar suas estratégias de ensino eficazes e usá-las para escrever uma filosofia de ensino
Tornar-se um professor eficaz é uma jornada sem fim. Cada aluno que você encontra e cada aula que você ensina devem fornecer-lhe novas percepções e conhecimentos sobre você e sua perspectiva, que podem ser usados para desenvolver sua própria filosofia de ensino pessoal. Pode ser útil pensar no exercício como um tipo de declaração de missão de ensino.
Sua filosofia deve estar sempre mudando e evoluindo ao longo de sua carreira, portanto, não desanime se precisar mudar algumas de suas ideias com o passar do tempo. As etapas a seguir são uma maneira de começar a desenvolver sua filosofia de ensino.
Por que você se tornou um professor? Quase todo professor com quem você conversa tem uma razão ligeiramente diferente para se tornar professor. Muitos dirão coisas como passar seu conhecimento para a próxima geração ou o desejo de ajudar os filhos. Talvez você tenha mais de um motivo. Examinar essas razões é um bom lugar para começar a desenvolver uma base para sua filosofia de ensino pessoal.
Por que você escolheu sua área temática e / ou série? Você tem uma paixão particularmente forte por sua área de estudo ou por trabalhar com seu nível de escolaridade? O que você deseja que seus alunos aprendam e que você pode oferecer a eles? Concentre-se no que você pode oferecer aos alunos e como suas técnicas de instrução preferidas se encaixam nesse cenário.
Além da sua área de estudo, o que você deseja ensinar aos alunos? É função do professor ensinar aos alunos algo além do assunto da aula? O que você gostaria que todos os seus alunos aprendessem com você ou com suas ações? Os professores são modelos para seus alunos e você deve incorporar seus pensamentos sobre essa ideia em sua filosofia de ensino.
Qual é o seu estilo de ensino? Você acredita na abordagem "sábio no palco" ou "guia no lado"? Você é mais autoritário ou autoritário? Quanto envolvimento você acredita que os alunos devem ter na decisão das regras da sala de aula e na direção da aula? Que tipo de avaliação você considera mais relevante? Todos esses componentes constituem o seu estilo de ensino e são a base para diferentes filosofias de ensino. Este também pode ser um bom lugar para explorar se você acredita nos vários estilos de aprendizagem dos alunos e se concorda com a diferenciação de seu currículo para atender às necessidades de diversos alunos.
O que torna um professor eficaz? Qual é a sua ideia de um professor eficaz e como você alcançará esse nível com suas estratégias de ensino eficazes? Este tópico pode variar de conhecimento de conteúdo a métodos de ensino e educação continuada. Seja honesto consigo mesmo sobre seus pontos fortes e fracos e como melhorar.
Ao aprender como desenvolver uma filosofia de ensino, lembre-se de que sua filosofia de ensino, uma vez escrita, mudará à medida que você tiver mais experiências e ensinar diferentes alunos. Pense nisso como um documento vivo que respira. Reflita sobre isso com frequência e não tenha medo de mudar de ideia. Se você está atualmente matriculado em aulas de educação continuada online, abra uma discussão sobre o ensino de filosofias com seus colegas alunos. Lembre-se: uma filosofia de ensino é um reflexo pessoal de quem você é, então seja você mesmo e nunca estará errado.
Dicas rápidas:
Leia algumas citações famosas sobre educação para ajudá-lo a resumir seus sentimentos.
Mantenha um diário de experiências ao longo do ano para refletir sobre o verão e mudar sua filosofia, se necessário.
Estabeleça metas no início do ano letivo que sejam consistentes com sua filosofia e reflita sobre elas à medida que você atinge essas metas.
Escreva um rascunho de sua filosofia apenas para colocar seus pensamentos no papel. Volte um ou dois dias depois para polir e fazer correções, se necessário.