Com a recente legislação para atender aos requisitos do No Child Left Behind, tornou-se essencial que os professores escolham os materiais certos que irão aprimorar o aprendizado dos alunos. Aqui estão algumas dicas sobre como escolher os melhores materiais para suas aulas.
Conheça os padrões nacionais e estaduais. Todos os professores de todas as disciplinas devem atender aos padrões nacionais e estaduais de seus currículos. O primeiro passo é conhecer esses padrões. Além disso, certifique-se de verificar os padrões do distrito escolar para certificar-se de que está atendendo a esses requisitos, caso sejam diferentes dos padrões estaduais ou nacionais. Depois de entender essas áreas que precisam ser abordadas, você pode escolher mais facilmente os materiais apropriados.
Escolha a idade e o nível de materiais adequados. Não há nada pior para seus alunos do que uma aula em um nível cognitivamente difícil ou muito abaixo de seus níveis de aprendizagem. Isso os aborrecerá e eles não absorverão as informações como você esperava. Conhecer o seu público deve ser o primeiro passo ao planejar suas aulas.
Verifique se há ideias em seus livros. A maioria dos livros didáticos de edição para professores vem com uma variedade de materiais suplementares ou tem materiais que estão disponíveis para compra. Elas se encaixam facilmente nas lições que você extrai de seus livros didáticos e podem variar de transparências a livros de exercícios ou atividades práticas. Alguns livros têm até sites com materiais de tecnologia suplementares que estão evoluindo mais rapidamente do que suas versões impressas. Esses recursos podem ser inestimáveis para manter suas aulas atualizadas.
Navegue na Internet para ideias novas e interessantes. Existem muitos planos de aula excelentes que os professores estão dispostos a compartilhar. Muitas vezes, o melhor recurso são os colegas que testaram os planos e os viram funcionar em primeira mão. Existem muitos sites excelentes para planos de aula de todos os tipos. Certifique-se de lê-los todos cuidadosamente e escolher quais você acha que os alunos tirarão o máximo proveito no nível apropriado.
Saiba quais materiais estão disponíveis para seu uso. Há um milhão de planos de aula maravilhosos e excelentes disponíveis na Internet ou por meio de outros recursos, mas nem todos são econômicos ou mesmo utilizáveis em todas as salas de aula. Vamos encarar; a maioria das escolas está funcionando com um orçamento apertado e os aparelhos mais recentes podem estar fora de alcance financeiramente. A criatividade é essencial em casos como este. Veja o que você já tem disponível, ou veja o que pode pedir emprestado a outros professores, e então planeje sua aula com base nesses materiais.
Fazer uma lição ganhar vida pode realmente aprimorar o aprendizado de seus alunos. Seja criativo e veja o que você pode fazer para realmente envolver os alunos, escolhendo materiais interessantes.
Dicas rápidas:
Não tenha medo de pedir ideias a outros professores. Eles provavelmente sabem o que funciona e o que não funciona com base em suas próprias experiências.