Como ajudar um aluno reprovado?

Alguns alunos podem precisar de tarefas divididas em partes menores para concluir a tarefa
Os alunos trabalham em ritmos diferentes e alguns alunos podem precisar de tarefas divididas em partes menores para concluir a tarefa.


Os alunos aprendem de muitas maneiras diferentes. Nunca presuma que uma criança está falhando porque não se importa. Se um aluno estiver reprovando, reserve um momento para avaliar o ambiente de aprendizagem e o plano de aula. Pergunte a si mesmo: "Quais são os possíveis motivos pelos quais um aluno está reprovando? Que adaptações podem ser feitas para ajudar um aluno reprovado?" Existem muitas estratégias de ensino que podem ajudar todos os alunos a alcançar.

Passo 1

Estabeleça uma rotina. Comece cada aula com uma rotina. Motive os alunos com um aquecimento relacionado à nova aula ou revise as aulas antigas, como uma edição diária. Você já ouviu o velho ditado: "Se você não usar, você o perde." Reforce as habilidades anteriores para manter as mentes dos alunos afiadas enquanto introduz novas lições. Mostre aos alunos o seu progresso com mini pré-avaliações no início da aula e mini pós-avaliações no final da aula. Siga um cronograma para que os alunos saibam o que esperar.

Passo 2

Individualize a instrução. Depois de ministrar sua lição, avalie onde seus alunos estão. Alguns alunos podem precisar de estratégias de re-ensino para revisar a lição principal. Outros alunos podem precisar de atividades complementares que se baseiem na lição principal. Uma pasta de papel manilha com o nome de cada aluno é uma ótima maneira de manter a papelada organizada. Se você notar um aluno que não está entendendo, use as pastas de papel manilha para colocar pequenos exercícios de reaprendizagem para o aluno fazer. Os exercícios de re-ensino devem enfocar apenas um conceito de cada vez da lição. Certifique-se de monitorar as pastas diariamente e auxiliar o aluno conforme necessário com as tarefas.

Etapa 3

Alguns alunos podem precisar de estratégias de re-ensino para revisar a lição principal
Alguns alunos podem precisar de estratégias de re-ensino para revisar a lição principal.

Modifique as atribuições. Divida a lição em tarefas diferentes. Os alunos trabalham em ritmos diferentes e alguns alunos podem precisar de tarefas divididas em partes menores para concluir a tarefa. Use aulas em grupo e tutoria entre pares para encorajar outros alunos. Reconheça o que eles já sabem e mantenha o conteúdo significativo conectando-o ao conhecimento anterior.

Passo 4

Use diferentes métodos de ensino. Alguns alunos são ótimos aprendizes auditivos e podem aprender qualquer coisa em uma aula. Outros alunos são aprendizes visuais que precisam ver escrito para entendê-lo melhor. Alguns alunos aprendem melhor por meio de uma experiência prática. Tente incorporar o máximo possível de métodos de ensino diferentes em sua aula.

Etapa 5

Observe o comportamento. Não presuma que um aluno está falhando porque escolheu não se comportar. Alguns alunos se comportam mal porque estão entediados ou querem desviar a atenção do fato de que não entendem o trabalho. Tente dar a esses alunos atenção individualizada e o trabalho que eles podem fazer.

Os alunos que estão reprovando podem precisar de tarefas individualizadas ou mais exercícios de re-ensino para realmente compreender um novo conceito. O trabalho escolar deve ser significativo, motivador e conectado ao conhecimento anterior. O ambiente de aprendizagem deve ser projetado para que os alunos tenham a oportunidade de praticar habilidades passadas e novas habilidades. Os alunos querem saber o que esperar e a maioria dos alunos deseja aprender. Fazer algumas acomodações ajudará os alunos a ter um ano letivo de sucesso.

Artigos relacionados
  1. Como ajudar os alunos a construir autoestima?
  2. Como ajudar os alunos a desenvolver estratégias de resolução de problemas educacionais?
  3. Como melhorar suas técnicas de ensino?
  4. Como realizar um debate de classe?
  5. Como melhorar a educação do seu filho na escola pública?
  6. Como incorporar centros na sala de aula?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail