Ajudando seus alunos a se sentirem melhor sobre si mesmos e seu aprendizado
Todos os anos que passei na sala de aula, sempre fui capaz de identificar instantaneamente meus alunos que tinham baixa autoestima. Esses alunos tiveram um desempenho pior. Eles não tinham confiança e não participavam ativamente das discussões em sala de aula. Eles se sentaram no fundo da sala e se afundaram em suas cadeiras, enquanto eu olhava ao redor da sala, procurando alguém para oferecer uma resposta. A baixa auto-estima pode impactar, e afetará, o desempenho de um aluno em sua sala de aula. Quando um aluno se sente bem consigo mesmo, isso se reflete em seu trabalho escolar. As informações a seguir o ajudarão a construir a auto-estima de seus alunos e a melhorar seu desempenho geral em sala de aula.
Faça-os participar: Não deixe que esses alunos se transformem em flores! Chame-os! Mas garanta seu sucesso. Chame-os quando souber que SABEM a resposta. Isso dá validação para eles próprios e para os outros alunos na sala de aula. Ou avise com antecedência quando for visitá-los. Configure um sinal secreto. Por exemplo, diga a eles que toda vez que você passar por sua mesa e colocar a mão sobre ela, eles serão chamados em seguida. Isso lhes dá "tempo para pensar", alivia a ansiedade e permite que estejam preparados para responder.
Dê-lhes um emprego: toda boa sala de aula precisa de alguns bons funcionários! Dê a seus alunos um trabalho importante. Torne-os responsáveis por algo. Talvez você precise de alguém para manter a biblioteca da sala de aula organizada, certifique-se de que o animal de estimação da sala de aula seja alimentado, distribua a correspondência do escritório, faça a contagem do almoço e leve para o refeitório ou seja voluntário na sala de outro professor. As oportunidades são infinitas, realmente. Mas isso ajudará seus alunos a se sentirem valorizados, necessários e dignos de realizar algo.
Consiga um mentor para eles e faça deles um mentor: é uma rua de mão dupla! Envolva-os em um programa de mentoria. Os alunos sempre admiram os alunos mais velhos. Mas dê um passo adiante. Deixe-os ser um mentor para um aluno mais jovem! Talvez seu aluno seja um aluno da 5ª série, lendo no nível da segunda série. Não seria uma ótima ideia para aquele aluno da 5ª série ser um modelo de boa leitura para um aluno da primeira série? O benefício para ambos os alunos será incomensurável.
Reconheça seus esforços: dê-lhes reconhecimento por seus sucessos. Então, talvez eles não sejam seus melhores alunos. Mas talvez eles tenham tratado alguém muito bem hoje, e você viu isso! Faça deles o exemplo a ser seguido pela classe e dê-lhes o reconhecimento que eles merecem! Isso os ajuda a sentir que estão fazendo algo certo e sendo reconhecidos por isso!
Elimine os fatores externos que contribuem para sua baixa auto-estima: às vezes, os alunos têm baixa auto-estima porque usam roupas surradas, estão sujas ou cheiram mal, e as crianças zombam deles. Faça o que puder para que roupas melhores sejam doadas para eles. Trabalhe com o conselheiro e outro pessoal apropriado da escola. Ajude a conectar sua família a agências comunitárias que auxiliam nessas questões. Descubra o que pode ser feito para ajudar sua família, para melhorar suas condições gerais de vida. Embora você não possa mudar tudo para esses alunos, são as pequenas coisas que podem causar um grande impacto.
Alunos com baixa auto- estima não são capazes de atingir seu potencial máximo. Elevar a auto-estima de seus alunos tem um efeito positivo em como eles se sentem sobre si mesmos e em como eles se saem em sala de aula!