Como incorporar a aprendizagem colaborativa em sua aula?
Vicente Barbosa de Cruz
• 3 min de leitura
Aprendizagem colaborativa ou aprendizagem cooperativa (os termos são usados alternadamente) é um conceito usado na educação, a fim de tornar o ensino eficaz e inculcar um espírito de investigação e trabalho em grupo / equipe nos alunos. Este artigo fornece algumas diretrizes úteis sobre como os professores podem incorporar a aprendizagem colaborativa em suas aulas e os benefícios derivados de tal atividade.
O que é aprendizagem colaborativa?
A aprendizagem colaborativa incentiva os alunos
Essencialmente, a aprendizagem colaborativa (CL) é um método de ensino que envolve a separação de uma classe de alunos em pequenos grupos, com o objetivo de facilitar a participação ativa de cada aluno dentro do grupo e garantir que os alunos trabalhem uns com os outros para aprender e contribuir para o sucesso do grupo como um todo, bem como de cada membro do grupo como um indivíduo. A aprendizagem colaborativa incentiva os alunos a compreender e incorporar a interdependência, o trabalho em equipe, melhorar suas habilidades de comunicação, interagir com alunos com experiências variadas, promover o pensamento analítico e crítico e gerenciar as relações interpessoais e a resolução de conflitos.
O processo de aprendizagem colaborativa
A aprendizagem colaborativa funciona
Em termos gerais, o processo de aprendizagem colaborativa funciona da seguinte forma:
Divida a classe em pequenos grupos de não mais do que 4-5 alunos cada.
Forneça a cada grupo o projeto que eles precisam trabalhar e concluir.
Todos os grupos podem receber a mesma tarefa (a lição completa) ou você pode distribuir diferentes partes da lição para diferentes grupos e, no final, fazer com que apresentem seu trabalho para toda a classe.
Dentro de cada grupo, cada membro tem que assumir alguma parte da tarefa para completar como um indivíduo, então o grupo se reúne e discute cada parte e então trabalha no projeto final juntos, por meio de discussão ou argumento crítico, antes de chegar a um conclusão final e, em seguida, apresentá-la ao restante da turma.
No final de todas as apresentações, discuta com a turma como um todo o que aprenderam e compreenderam com o trabalho em grupo e com os demais. Esta deve ser uma sessão interativa e tanto o professor quanto os alunos precisarão desafiar as suposições uns dos outros e terminar a aula inteira com uma sessão de "lições aprendidas".
Esta sessão não precisa ser sobre o assunto da aula, mas deve se concentrar mais em como funcionava o processo de aprendizagem colaborativa, quais áreas exigiam melhorias ou discussões adicionais e assim por diante.
Incorporando CL nas aulas Algumas diretrizes simples para professores sobre como a aprendizagem colaborativa pode ser incorporada em planos de aula...
Questionários curtos ou testes cronometrados para reforçar as ideias abordadas na lição; Divida a classe em 2-3 grupos e conduza um programa de perguntas e respostas no estilo da TV, a fim de incentivar a participação e a competição saudável.
Faça pequenos intervalos entre as aulas para ter uma discussão aberta ou peça a alguns alunos que resumam o tópico abordado e peça ao resto da classe que debata / discuta o resumo fornecido.
Atribua projetos no final da lição, como fazer modelos de trabalho, dramatizações ou esquetes que demonstrem as lições aprendidas, dependendo do assunto e do nível da classe.
Organize competições periódicas, como concursos de redação, "testando o professor", demonstrações ao vivo de alunos, etc. para manter os níveis de interesse elevados na sala de aula.
Agora você pode ter uma boa ideia de como a aprendizagem colaborativa pode ser usada no ensino; este artigo não se destina apenas a professores; alunos, pais e profissionais que trabalham podem usar técnicas de aprendizagem colaborativa para facilitar a participação ativa e o trabalho em equipe na vida cotidiana.