Resolvendo um problema de sono de uma criança pequena - dicas para ajudar os pais
Carlos Wilson Loureiro
• 5 min de leitura
Mude o comportamento da criança com estas dicas para dormir e a hora de dormir será agradável
Foi um longo dia, mas seu filho finalmente está aninhado na cama. Ela tomou uma bebida, um lanche, uma ida ao penico, seu urso e cobertor favoritos, histórias, abraços e beijos. Ela não poderia precisar de mais nada, certo? Então você ouve, baixinho no início, ficando gradualmente mais alto. "Mamãe, eu preciso de uma bebida. Mamãe, eu tenho que ir ao banheiro." Ou talvez seu filho vá direto às cordas do seu coração, soluçando inconsolavelmente até que alguém venha em seu socorro. Tem que haver uma maneira mais fácil, certo? Bem, existe, embora provavelmente vá piorar antes de melhorar. Continue lendo e eu vou te ensinar como resolver esses problemas e como ter uma boa noite de sono.
Para ajudar seu filho a dormir à noite:
Primeiro, você precisa entender por que seu filho se recusa a ir para a cama com facilidade. Ela ouve você e seu cônjuge conversando e acha que está perdendo alguma coisa? Talvez ela esteja com medo do escuro ou ouça um som estranho que a assusta. Possivelmente é apenas ansiedade de separação - crianças são muito sociáveis e ficar sozinhas não é muito atraente para elas. As crianças também estão aprendendo que têm algum controle sobre o ambiente. Essa pode ser a maneira de seu filho exercer o controle, portanto, é um problema típico de comportamento.
O passo mais importante para colocar seu filho na cama sem esforço é estabelecer uma rotina e segui-la. Peça a seu filho que o ajude a fazer uma lista de etapas para a hora de dormir. Por exemplo: primeiro comemos um lanche, depois escovamos os dentes, depois lemos histórias e depois vamos para a cama.
Em seguida, imponha uma hora de dormir consistente. Se você colocar seu filho para dormir às 20h em uma noite e às 21h30 na seguinte, é provável que ela não se canse quando você quiser que ela durma. O cansaço excessivo criará ainda mais problemas.
Outra dica é usar reforço positivo com seu filho. Isso funciona bem para muitas crianças e até mesmo para outros problemas de comportamento da criança não relacionados ao sono. A maioria das crianças adora adesivos. Deixe seu filho ajudá-lo a escolher alguns adesivos pequenos. Faça um gráfico com um quadrado para cada dia. Cada vez que ela vai para a cama sem problemas, você coloca um adesivo em seu prontuário. Após cinco adesivos, ela pode escolher um pequeno brinquedo ou uma atividade. Se ela ainda hesitar, divida em etapas menores - um adesivo se ela se deitar na cama sem reclamar, outro se ela ficar lá por quinze minutos, etc. Algumas crianças não se importam com a recompensa - elas só querem os adesivos!
Se isso não funcionar após várias semanas e você precisar de ajuda adicional para dormir, pode haver uma causa mais profunda. Seu filho pode estar preocupado ou com medo de alguma coisa? Se ela parece ter medo do escuro, tente usar uma luz noturna. Além disso, algumas crianças adoram ter sua própria garrafa de spray cheia de água, para assustar os "monstros" durante a noite. Não ridicularize os medos de seu filho nem diga que não há nada do que temer. As crianças têm imaginação fértil e, para elas, seus medos são muito reais. Apenas assegure-a de que nada a machucará e que ela está segura.
Se seu filho é do tipo que chora muito sempre que você o deixa no quarto, não há problema em voltar e acalmá-lo. Na primeira noite, volte a cada dois minutos até que ela pare de chorar. Na noite seguinte, vá a cada cinco minutos. Aumente gradualmente a quantidade de tempo que ela passa sozinha até que aprenda a se consolar. Uma alternativa para isso é sentar-se ao lado da cama nas primeiras noites. Quando ela estiver bem com isso, afaste-se um pouco. Afaste-se um pouco mais a cada noite até que ela possa dormir sozinha.
Se seu filho sair da cama e sair do quarto, leve-o de volta para o quarto em silêncio e coloque-o na cama. Não a repreenda. Na verdade, é melhor não dizer nada. Conversar com seu filho apenas o incentiva a continuar se levantando. Pode demorar muitas vezes até que ela permaneça na cama, mas sua persistência acabará valendo a pena. Você também pode colocar um portão na porta do quarto de seu filho, desde que ele não tenha aprendido a pular.
Se nenhum desses métodos ou dicas para dormir funcionarem, talvez você precise usar o método mais difícil, que é simplesmente não fazer nada. Deixe seu filho se agitar até dormir. Pode demorar um pouco, mas, eventualmente, ela o fará. Na primeira noite, ela vai se agitar muito. Na segunda noite, ela provavelmente ficará ainda mais agitada. Na terceira noite, entretanto, geralmente fica muito melhor. Lembre-se de dizer a ela que você fica orgulhoso dela quando ela consegue dormir sozinha.
Problemas de sono com seu filho podem ser muito frustrantes, mas você precisa saber que é um processo normal pelo qual quase todas as crianças passam. Com um pouco de tempo e paciência junto com essas dicas para dormir, você pode ajudar seu filho a superar esse problema e toda a sua família terá um bom sono!
Ferramentas necessárias:
Adesivos e um gráfico de recompensa
Cuidado:
Problemas de sono podem ser muito frustrantes. Se você começar a sentir raiva de seu filho, deixe seu cônjuge assumir por um tempo.
Dicas rápidas:
Caring For Your Baby and Young Child, publicado pela European Academy of Pediatrics, é um excelente recurso para problemas de sono, bem como para muitas outras questões relacionadas a crianças pequenas.