Como ouvir com eficácia?

Para aprender a ouvir com eficácia
Para aprender a ouvir com eficácia, as etapas a seguir podem ser realizadas.

A comunicação é a base de todo relacionamento. Existem aspectos envolvidos, como interesses e emoções comuns. No entanto, eles podem existir mesmo sem construir relacionamentos. Uma vez que a comunicação é iniciada, as pessoas começam a se relacionar umas com as outras, o primeiro passo no desenvolvimento de relacionamentos. A comunicação é bidirecional, o que significa que você não apenas se expressa, mas também ouve os outros. Embora ouvir seja tão importante quanto expressar, é também a parte mais negligenciada. Com fraquezas nisso, você nunca pode se relacionar com outras pessoas. Você pode ser capaz de articular suas idéias, mas pode nunca ser absorvido por outras pessoas.

Piores comunicadores

Mostre gestos encorajadores ou diga palavras para expressar que você entende o que está sendo dito
Mostre gestos encorajadores ou diga palavras para expressar que você entende o que está sendo dito.

É importante aprender a ouvir com eficácia. É por meio disso que você absorve o que os outros têm em mente. É por meio disso que você compreende os sentimentos, as percepções de outra pessoa e toda a sua situação. Isso tem influência em como você trata as outras pessoas, em como você se expressa também. Se você não se esforça para ouvir os outros com atenção, você tende a ser insensível a eles. Pessoas insensíveis são os piores comunicadores. Se você for insensível, não se importará com o que os outros vão sentir sobre o que você diz. Portanto, em vez de construir relacionamentos, não ouvir com eficácia pode queimá-los. Para aprender a ouvir com eficácia, as etapas a seguir podem ser executadas.

  1. Não tenha pressa em dizer o que você pensa das palavras de outra pessoa, seja paciente ao ouvir. Dê tempo ao orador para terminar de falar sobre o que deseja dizer. Se você se intrometer, aproveitando as pausas, por exemplo, pode atrapalhar a linha de pensamento dele e ele pode não ser capaz de articular bem suas idéias.
  2. Sente-se e mantenha uma compostura confortável. Evite se distrair com uma postura que desvia sua atenção com muita frequência. Sente-se confortavelmente sem cruzar os braços e as pernas. Isso expressará a outra pessoa sua disposição de ouvir.
  3. Limpe sua mente de quaisquer noções subjetivas ou preconceitos. Não julgue imediatamente as palavras de uma pessoa com base no que você sabe sobre o passado dela. Na verdade, considere-o como verdade primeiro, antes de poder realmente descobrir sua validade mais tarde. Caso contrário, você fecha sua mente para o que ele quer dizer. Isso não é ouvir de forma alguma. Não basta você emprestar seus ouvidos a ele. Você também deve abrir sua mente.
  4. Mostre gestos encorajadores ou diga palavras para expressar que você entende o que está sendo dito. Não faça nada que mostre seu desinteresse. Em vez disso, acene com a cabeça caso tenha absorvido o que o outro está dizendo. Você também pode usar palavras como "Entendo", "Entendo" ou apenas "sim" ou "não".

Correlacione com o orador. Ao refletir de volta para o orador o que ele estava dizendo, você valida o que ouviu. Às vezes, você interpretou erroneamente o que foi dito, mas, ao reafirmar para o orador, ele pode validar. Além disso, esse gesto prova que você está realmente ouvindo.

Artigos relacionados
  1. Como parecer acessível?
  2. Como manter amizades saudáveis?
  3. Como fazer amigos na faculdade?
  4. Como fazer um cartão de agradecimento com carimbos de borracha?
  5. Como fazer amigos depois dos 50?
  6. Como fazer amizade com uma celebridade?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail