Como se relacionar com os outros de forma assertiva?
Amélia Garcia Neto
• 4 min de leitura
A capacidade de se relacionar com outras pessoas é uma habilidade vitalícia que você precisa dominar bem. Você precisa ser assertivo para que as pessoas se sentem e notem você. Existe uma arte em se relacionar com os outros, então você sai assertivo em vez de agressivo e irritante. Aqui estão algumas dicas para manter em mente.
Tenha confiança em si mesmo. Para ser capaz de se relacionar com os outros com confiança e assertividade, primeiro você precisa acreditar no seu próprio valor. Pense no que o torna especial e em todas as coisas positivas sobre você e pense nisso quando falar com outras pessoas. Ao entrar em uma sala, levante a cabeça, dê um sorriso alegre e confiante e aperte a mão de outras pessoas com firmeza.
Faça contato com os olhos. Sempre que você falar com alguém, olhe a outra pessoa diretamente nos olhos. Isso permite que a outra pessoa saiba que você está envolvido na conversa e que tem uma maneira direta e direta. Ser capaz de olhar nos olhos de outra pessoa também permite que ela saiba que você está aberto. Quando você se recusa a fazer contato visual, isso mostra a outra pessoa que você não tem confiança ou que pode estar escondendo algo.
Tenha um bom aperto de mão. Um aperto de mão firme causa uma ótima primeira impressão. Isso permite que a outra pessoa que você conhece saiba que você é assertivo e confiante. Um aperto de mão mole mostra uma personalidade fraca, então dê um leve aperto na outra mão.
Expresse-se claramente. Se quiser que outras pessoas o entendam, você precisa falar de maneira clara. Enuncie suas palavras corretamente e use as palavras corretas. Não use palavrões que outras pessoas não serão capazes de entender. Quanto mais simples, melhor e mais rápido você será capaz de transmitir seu ponto de vista. Quando você diz coisas, refira-se a determinados fatos em vez de inventar coisas ou agir por emoção.
Evite julgar os outros. Ter confiança em si mesmo não lhe dá licença para julgar outras pessoas. Reserve um tempo para ouvir o ponto de vista da outra pessoa, da mesma forma que deseja que o respeito seja ouvido. Ao fazer um julgamento, você coloca a outra pessoa na defensiva, tornando impossível a comunicação autêntica.
Seja honesto. Seja verdadeiro consigo mesmo. Não concorde com seu chefe porque você acha que isso agradará a outra pessoa. Ouça o seu eu autêntico e certifique-se de que os outros saibam como você realmente se sente a respeito de alguma coisa.
Repita o que a outra pessoa diz. Espelhe de volta o que a outra pessoa está dizendo para que vocês possam se comunicar com eficácia. Ao repetir o que a outra pessoa diz, você está afirmando a outra pessoa e mostrando a ela que entende claramente o que está sendo expresso. Peça à outra pessoa que faça o mesmo para que você saiba que entendeu seu ponto de vista.
Aprenda a dizer "não". Ser assertivo significa que você precisa ser capaz de estabelecer os limites adequados com outras pessoas. Por exemplo, não tenha medo de dizer não se você simplesmente não conseguir realizar mais uma tarefa ou não tiver vontade. Se você está sendo convidado a se voluntariar, mas precisa tirar um tempo para ficar com sua família ou simplesmente relaxar, vá em frente e diga que não pode. Se "não" é uma palavra muito assustadora para você, use "Vou pensar sobre isso" ou "deixe-me considerar".
Relacionar-se com os outros de maneira autêntica respeita não apenas a si mesmo, mas também a outra pessoa. Reserve um tempo para garantir que sua voz seja ouvida, mas faça um esforço para levar consideração aos outros também.