Na maioria das sociedades, é perfeitamente aceitável ser curioso, especialmente quando se trata de assuntos de interesse público. No entanto, na maioria das vezes, é melhor manter a calma e cuidar da sua vida. Se você estiver no local de trabalho, em um local público ou em uma reunião social, não é educado interromper as conversas das outras pessoas e apenas interferir com seus próprios pensamentos e opiniões.
É da natureza humana ser curioso, e você pode querer satisfazer sua curiosidade, mas as normas sociais geralmente determinam o contrário. Aqui estão algumas maneiras de evitar que você seja intrometido.
Conversa interessante
Mantenha seu foco. Se você estiver em um local público e ouvir uma conversa interessante, tente desviar sua mente dela mantendo o foco. Por exemplo, você pode estar em um restaurante. Continue se concentrando em sua refeição. Se você estiver no transporte público, leia um livro. Faça qualquer coisa que mantenha sua mente longe dos negócios de outras pessoas.
Concentre-se no seu trabalho. No local de trabalho, a fofoca é comum, especialmente quando há tempo ocioso. Tente não se intrometer na vida pessoal de seus colegas de trabalho, pois isso só pode causar problemas. Em vez disso, concentre-se no seu trabalho. Quando alguém se aproxima de você querendo bater um papo ou fofocar, pergunte sobre assuntos relacionados ao trabalho. Diga às pessoas que você está um pouco ocupado e que pode conversar durante o intervalo ou após o expediente.
Mantenha seu próprio espaço. Quando estiver em público, você pode se manter em sua própria "bolha" definindo seu espaço. A maioria das pessoas faz isso usando reprodutores de mídia portáteis como um iPod ou Zune. Quando as pessoas virem você usando fones de ouvido, elas se afastarão de você, pensando que você não quer ser incomodado. Da mesma forma, quando você ouve música em seu fone de ouvido, você abafa as conversas de outras pessoas, portanto, mantendo-se efetivamente nas suas.
Distância segura
Não fale muito sobre você. Uma maneira de cuidar da sua vida de maneira eficaz é não ser muito aberto a respeito de si mesmo. Se você contar a seus colegas de trabalho muitos detalhes pessoais sobre sua própria vida, eles entenderão que você também aceita detalhes sobre a vida deles ou de outras pessoas. Ao manter uma distância segura, você dará o sinal de que não está muito interessado em fofocas.
Seja educado. Quando alguém se oferece para compartilhar uma fofoca picante ou tenta fazer perguntas que estão se tornando muito pessoais, recuse educadamente, dizendo que você realmente não quer meter o nariz na vida de outras pessoas e que prefere se dedicar à sua vida. Cuidar de seus próprios negócios não é crime e é um sinal de que você é uma pessoa madura e respeitável.
Como com qualquer coisa, o essencial a lembrar é o equilíbrio. Quando você está com seus colegas de trabalho, há um limite saudável para o quanto você pode se envolver pessoalmente com eles. Quando estiver com amigos, você pode falar sobre sua própria vida ou a vida de outras pessoas sem ser muito intrusivo. Aprenda a ter empatia sem necessariamente ser imponente. É assim que você cuida da sua vida.