Você notou amigos desaparecendo ou colegas de trabalho evitando você? Você já começou a se perguntar se é irritante ou se há algo errado com você? Não há como saber se você se tornou um incômodo, mas se você seguir essas etapas, poderá ter certeza de que não será mais incômodo no futuro.
Descubra quais são seus hábitos irritantes. O primeiro passo para não ser chato é descobrir o que você está fazendo para irritar ou exasperar os outros. Se precisar de ajuda, peça gentilmente a seus amigos. Perceba que as pessoas se irritam com coisas diferentes, então não leve para o lado pessoal quando seus amigos lhe contarem todas as suas irritações pessoais. Não fique na defensiva quando seus amigos responderem honestamente; você pediu por isso.
Permita que os outros tenham seu próprio espaço. Não importa quais sejam seus hábitos irritantes, a frequência deles também pode ser um problema. Se você passa o tempo todo com seu melhor amigo ou até mesmo com seu namorado, eles podem ficar irritados só porque vocês estão passando tanto tempo juntos que cada pequena coisa os incomoda. Tenha seu próprio espaço e hobbies, uma variedade de grupos com os quais convive e deixe que outros tenham o mesmo espaço.
Pratique a escuta. Qualquer hábito irritante pode ser ignorado se você for o tipo de amigo que ouve quando outras pessoas falam. Ao permitir que os outros ocupem o centro do palco para serem o foco de sua atenção, você está permitindo que eles saibam que são importantes para você. Pratique ouvir, em vez de apenas ouvir, o que as outras pessoas têm a dizer. Ouça ativamente e responda quando puder.
Desista da negatividade e das lamentações. Se você é o membro do grupo que sempre tem que ver o lado negro, está sempre sob a nuvem cinza ou tem um milhão de coisas para reclamar - você é definitivamente irritante. Tente encontrar algo positivo ou apenas agite as coisas tendo, às vezes, uma opinião diferente. A negatividade é previsível, então não é apenas irritante; é aborrecido.
Evite forçar os outros a serem seus amigos. Amizade é um trabalho, mas é possível tentar muito. Algumas pessoas atingem sua cota de amigos ou simplesmente descobrem que estão ocupadas demais para fazer novos amigos. Quando você se empurra para essas pessoas, você as irrita e as afasta ainda mais. Em vez de tentar forçar conexões, diga às pessoas que você está interessado e, em seguida, deixe que elas o encontrem se quiserem se conectar.
Respeite os limites. Todas essas etapas estão agrupadas em uma regra simples que o impedirá de ser chato, que é que você sempre deve respeitar os limites. As pessoas têm limites para o quão perto estão fisicamente e emocionalmente, algumas não querem ser tocadas e outras ainda querem apenas sua privacidade. Preste atenção e respeite os limites de cada um.
Mudar a si mesmo para não ser mais chato pode exigir esforço, mas se seguir essas etapas e se lembrar de respeitar os outros, você progredirá rapidamente.