Como lidar com problemas financeiros no casamento?
Kelly Assunção
• 3 min de leitura
O principal motivo pelo qual os casais brigam no casamento é por causa do dinheiro. Quer não haja o suficiente para todos, ou você não consiga chegar a um acordo sobre como gastá-lo, o dinheiro pode destruir um relacionamento se as questões e preocupações financeiras não forem tratadas adequadamente.
Veja como lidar com problemas financeiros no casamento.
Seja honesto um com o outro. Quando você se casa, tudo se torna conjugal. Isso inclui dinheiro e dívidas. Para ser capaz de resolver um problema, você precisa reconhecê-lo e conversar sobre ele. Não tenha cartões de crédito secretos um do outro. Se você tem muitas dívidas, diga ao seu cônjuge. Se você não pode pagar pela grande casa dos seus sonhos, seja honesto sobre isso para que possam traçar um plano juntos. Sente-se e anote o que cada um ganha, quanto pode ir para as contas e o que você quer guardar para si.
Ambos têm que ser responsáveis pelas finanças. Na maioria dos casamentos, os casais acabam estabelecendo um padrão em que o marido leva o dinheiro para casa, enquanto a esposa cuida das contas. Embora isso possa funcionar, cada pessoa ainda deve estar ciente de como o dinheiro está sendo gasto. Isso não significa um exame minucioso das contas das famílias, mas significa que, pelo menos, ambos devem saber quanto está entrando e saindo a cada mês. Ambos devem saber lidar com o talão de cheques e pagar as contas. Além disso, como vocês são casados, devem ajudar um ao outro a pagar as dívidas, independentemente de quem gastou o dinheiro.
Faça um orçamento e cumpra-o. Ambos devem estar cientes de como cada um de vocês gasta o dinheiro. Sentem-se juntos e façam uma lista de todas as dívidas pendentes, além dos pagamentos mensais que precisam ser pagos. Juntos, façam um plano sobre quanto dinheiro pode ir para a poupança, aposentadoria e todas as outras despesas da família.
Ter renda disponível que você não precisa prestar contas ao seu cônjuge. Cada pessoa na casa, independentemente de quem traz para casa um salário maior, deve ter algum dinheiro para diversão. Mesmo que seja apenas 15€ por semana, a questão é que cada parceiro deve ser capaz de tomar decisões financeiras por si mesmo, sem ter que pedir permissão ao outro. Dessa forma, nenhum casal criará ressentimento em relação ao outro.
Trate o dinheiro e os outros com respeito. Para evitar conflitos em um relacionamento, vocês devem tratar uns aos outros com o máximo respeito. Isso significa que você não repreende seu cônjuge por não ganhar dinheiro suficiente, nem grita com sua esposa por gastar muito. Ter respeito pelo dinheiro e um pelo outro também implica que ambos vivam dentro de suas possibilidades e cumpram o orçamento que fizeram juntos. Respeito também significa que você informará o outro sobre quaisquer compras e decisões financeiras importantes antes de fazê-lo. Comprar um carro, uma casa, mudar de emprego ou opções de investimento são decisões importantes que precisam ser discutidas e acordadas de antemão.
Estressor principal
O dinheiro não precisa ser um grande estressor em seu relacionamento, se você não permitir. Trabalhe sempre em conjunto para que possa fortalecer o seu relacionamento, independentemente da sua situação financeira.