O conflito é uma parte normal de qualquer relacionamento, mas existem maneiras práticas de evitá-lo. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a evitar conflitos em seu relacionamento e mantê-los juntos nos momentos difíceis.
Ouça seu parceiro. O conflito surge da falta de comunicação e mal-entendidos. Isso é evitado ouvindo seu parceiro não apenas superficialmente, mas também em um nível mais profundo. Preste atenção às palavras e ações. Ao falar com seu parceiro, verifique se você o entendeu corretamente. Repita o que seu parceiro disse, esclareça pontos não claros, deixe seu parceiro expandir o que disse, etc. Se seu parceiro não quiser falar, dê-lhe espaço e fale quando ele se sentir confortável em se comunicar com você.
Passe algum tempo com seu parceiro. Não passar tempo com seu parceiro dá a ele a sensação de que está sendo negligenciado, mas passar muito tempo com ele o faz sentir-se sufocado. O truque é prestar atenção em como seu parceiro reage quando você está fazendo coisas com ele. Existem algumas atividades para as quais ele gosta da sua presença, outras atividades para as quais gosta de estar com outras pessoas e momentos em que quer ficar sozinho. Nos momentos em que ele gosta da sua companhia, passe bons momentos, não importa o quão raro seja.
Respeite seu parceiro. Você e seu parceiro estão em um relacionamento porque desejam atender às suas necessidades. A mais importante dessas necessidades é se sentir importante. Se você não respeita seu parceiro, esteja pronto para o conflito acontecer. Respeite a personalidade, os gostos, as crenças do seu parceiro e as coisas que são importantes para ele.
Se respeite. Mantenha-se em alta consideração e afirme-se quando necessário. Evitar o conflito não significa abrir mão de todo o controle para seu parceiro. Se você não se respeita, não espere que seu parceiro o respeite. Uma autoconfiança saudável é atraente para todos e isso o torna mais amável. Uma personalidade fraca é irritável e convida a todos os tipos de conflito.
Sê sensível. Seja sensível com seu parceiro, mas principalmente com você mesmo. Saiba quem você é e por que sente as coisas que faz. Compreender a si mesmo torna mais fácil compreender outras pessoas, especialmente seu parceiro. Conheça as coisas que são importantes para você. Fazer isso orienta suas ações em seu relacionamento.
Resolva os problemas de forma construtiva. Concentre-se em pontos problemáticos em seu relacionamento e discuta-os com seu parceiro de forma construtiva. Escolha uma hora e um lugar com que ambos se sintam confortáveis. Crie uma atmosfera de confiança. Veja o ponto de vista do outro antes de defender sua posição. Procure a ajuda de outras pessoas, se necessário.
Não force seu parceiro a mudar. A identidade do seu parceiro é importante para ele. Se você deseja que ele mude pelo bem de seu relacionamento, ele pode atacar e pensar em ir embora. Faça concessões. Se isso não for possível, termine o relacionamento para evitar muitas dores de cabeça mais tarde.
Não prometa que você mudará por seu parceiro. Você pode não ser capaz de atender às expectativas de seu parceiro, não importa o quanto tente. Por ser submisso, ele perderá o respeito por você e buscará um companheiro mais valioso em outro lugar. Discuta as coisas de maneira racional e encontre uma situação em que todos ganhem. Se você deseja mudar, não o faça por meio de palavras, mas por meio de ações, e ele fará o mesmo.
Não pressione seu parceiro para que ame você. Ninguém quer ser forçado a sentir uma emoção, especialmente o delicado sentimento de amor. Deixe o amor vir naturalmente; forçar seu parceiro a amá-lo provoca o oposto.
Para fazer um relacionamento valer a pena, vocês dois devem ser felizes. Se apenas uma pessoa está se beneficiando no relacionamento, ou se vocês dois estão sofrendo, o relacionamento com certeza será repleto de conflitos. Busque um equilíbrio em seu relacionamento e renove constantemente seus sentimentos um pelo outro.