A decisão de seguir um empreendimento comercial e se tornar um empresário não é fácil e pode ser ainda mais difícil se seu cônjuge for seu parceiro. Muitos casais simplesmente não conseguem imaginar a idéia de passar cada segundo acordado juntos, mas para alguns pode ser um arranjo fantástico. Antes de correr para o empreendedorismo, no entanto, há várias coisas que devem ser feitas se você entrar em um negócio com um cônjuge.
Como em qualquer parceria de negócios, é muito importante que cada indivíduo tenha funções claras e específicas. Cada parte tem pontos fortes e fracos, e é importante levar isso em consideração. Por exemplo, uma pessoa pode realmente se destacar em vendas ou marketing, mas pode não ser muito organizada ou proficiente com folha de pagamento e contabilidade. As experiências anteriores e conhecimentos de cada indivíduo também devem desempenhar um papel na determinação de sua posição e responsabilidades. A carga de trabalho deve ser distribuída uniformemente, ou sentimentos negativos e ressentimentos podem se tornar problemas potenciais que devem ser enfrentados.
No final das contas falham
Também é muito importante elaborar um plano para auxiliar na resolução do argumento. Como duas pessoas não pensam exatamente da mesma forma, é provável que haja divergências e opiniões diferentes. Também deve haver uma estratégia de saída para qualquer uma das partes, caso seja necessário. Se as divergências se tornarem frequentes e o acordo simplesmente não funcionar, uma das partes deve ter um plano para se afastar do negócio. Este plano é talvez o componente mais importante do negócio devido ao fato de que a falta de um pode levar à falência da empresa.
Metas e objetivos devem ser desenvolvidos e claramente definidos em um plano de negócios bem formulado. É imperativo que marido e mulher compartilhem a mesma missão. Se qualquer uma das partes vir que a empresa está seguindo uma direção diferente, certamente haverá problemas. O plano de negócios deve documentar a declaração de missão, propósito e todos os dados financeiros pertinentes. Uma seção também deve ser dedicada ao estabelecimento de planos futuros, incluindo quaisquer planos de possível venda ou fusão com outra empresa. A abertura de uma empresa deve ser feita de maneira organizada e bem preparada, especialmente quando se trata de um cônjuge.
Abrir um negócio com um cônjuge não é um arranjo fácil e pode se tornar complicado rapidamente. No entanto, alguns casais afirmam que a sensação de realização de um objetivo buscado juntos vale a pena quaisquer obstáculos que surjam no processo. Se forem dados os passos necessários, o resultado pode ser um sucesso magnífico.