Curar as cicatrizes emocionais e reconquistar a confiança de um cônjuge ou parceiro traído após um caso é uma tarefa difícil. Muitos casamentos e relacionamentos acabam após um caso por vários motivos. Um dos motivos é que as partes envolvidas não sabem como manter um relacionamento após um caso, ou simplesmente desistiram de tentar. A vontade de consertar a relação é um primeiro passo importante. Siga e mantenha seu relacionamento seguindo os conselhos abaixo:
Comunicação. Comunique-se honestamente sobre o que aconteceu, por que aconteceu e como você realmente se sente. É importante que o cônjuge culpado se exponha abertamente e admita suas indiscrições. Ele também deve estar aberto quanto ao motivo pelo qual traiu, ao buscar o perdão de seu parceiro. Também é importante que o parceiro ofendido expresse seus sentimentos feridos à outra pessoa. Expressar sentimentos de raiva e mágoa faz parte do processo de cura. Não pode haver cura sem honestidade entre vocês dois. Explore os fatores que levaram ao caso. Isso levará à consciência e à prevenção de quaisquer erros futuros. Se seu cônjuge o traiu, não tome o caminho do escapista negando que o caso tenha acontecido e simplesmente "siga em frente".
Peça o perdão do seu parceiro. Somente quando as linhas de comunicação forem abertas pode haver perdão genuíno. O cônjuge que traiu deve, de muitas maneiras, buscar o perdão. O perdão, entretanto, leva tempo. Reconstruir a confiança leva tempo.
Estabeleça algumas regras básicas. Se você discutiu exaustivamente os fatores que levaram seu parceiro ou você a se desviar, como casal, você deve estabelecer algumas regras sobre o que fazer ou o que evitar. Por exemplo, se um dos motivos pelos quais um parceiro traiu é a indisponibilidade do outro, agende um tempo de qualidade juntos. Definir regras básicas permitirá que ambos aliviem suas inseguranças.
Reacenda a paixão. Lembre-se do que os uniu em primeiro lugar. Torne o sexo íntimo e apaixonado novamente. Esteja atento às necessidades do seu parceiro.
Aprenda a deixar o passado para trás. Depois de um caso, a insegurança pode levar à paranóia. Se você é o cônjuge ofendido, deve permitir que seu parceiro reconquiste sua confiança, deixando de falar sobre o caso o tempo todo. Se você traiu seu cônjuge, evite comportamentos que desencadeiem a insegurança.
Obtenha ajuda espiritual e profissional. Existem inúmeras histórias de sucesso de casais que voltaram à vida após um caso com o apoio de sua igreja e de profissionais dedicados.
Não há solução mágica ou manual que diga tudo o que você precisa saber sobre como manter um relacionamento após um caso. É preciso uma força sobre-humana para amar como você nunca se machucou antes. O processo de cura é difícil e pode ser muito lento, e muitos falharam. Mas não é impossível se vocês se amam e se comprometem a fazer com que tudo funcione novamente.