Como disciplinar seu filho ou filhos sem se sentir mal?
Amélia Garcia Neto
• 3 min de leitura
Então, você simplesmente dá suas ordens ao seu filho, sem realmente considerar como ele se sente a respeito delas.
Ser pai traz muitos desafios. Um deles é disciplinar seu filho. Como você pode impor sua autoridade sobre ele, fazendo-o se sentir mal por isso? Aqui estão algumas sugestões sobre como você pode tornar suas habilidades parentais mais adequadas à disciplina para seu filho:
Entenda o comportamento inato de seu filho. Como pai, você já deve ter presumido que é seu direito disciplinar seu filho e que ele deve seguir todos os seus desejos. Então, você simplesmente dá suas ordens ao seu filho, sem realmente considerar como ele se sente a respeito delas. Se for esse o caso, espere complicações. Uma criança se comporta de acordo com sua idade. À medida que envelhece, desenvolve suas próprias sensibilidades. Ele muda seus comportamentos de acordo com seus encontros e experiências. Ele começa a decidir sobre as coisas que deseja fazer e buscar. Ele toma essas decisões sem realmente pensar em consultá- lo. Então, antes de dar ordens fortes, fale com seu filho. Descubra e ouça porque ele faz as coisas. Ao compreender a situação dele, você consegue ajustar suas demandas. Você pode chegar a um meio-termo e ambos ficarão felizes, uma vez que entendem perfeitamente as preocupações e os problemas um do outro.
Mostre sua persistência. Você não pode ser indiferente ao contar a seu filho sobre as consequências se ele não obedecer às suas instruções. Se seu filho concordou em chegar na hora certa e chegar muito tarde uma noite, castigue-o. Se você não mostrar que leva suas regras a sério, ele pode simplesmente ignorar seus acordos na próxima vez. Antes de colocá-lo na terra, certifique-se de que ele entenda o motivo disso. Ser persistente é fundamental para impor disciplina. Portanto, mantenha suas palavras.
Dê sua garantia. Seja honesto com seu filho. Ele tem que saber e entender por que você precisa discipliná-lo, mesmo em tenra idade. Ele tem que ver o seu ponto. Ele precisa ouvir que, quando você o pune por sua contravenção, está fazendo isso porque o comportamento dele precisa ser corrigido. Você o está punindo porque o ama muito e só quer que ele aprenda uma lição de vida. Você deve expressar sua certeza de que irá amá-lo e respeitá-lo, apesar de seu mau comportamento.
Se seu filho concordou em chegar na hora certa e chegar muito tarde uma noite, castigue-o.
Evite linguagem chula. Assediar seu filho com linguagem chula não é necessário. Isso só pode piorar sua situação com seu filho. Mostre que você respeita seu filho explicando seu ponto de vista com clareza, educação e paciência.
Não machuque fisicamente seu filho. A violência gera violência. Como linguagem chula, levantar a mão não vai resolver o problema que você tem com seu filho. Então, quando você souber que está prestes a perder a paciência, controle-se. Acalmar. Você tem que entender que crescer pode ser uma fase confusa para seu filho.
A paternidade pode ser uma responsabilidade intrigante. Aprenda a se concentrar. Seu objetivo é disciplinar seu filho da maneira certa. Dê a ele a liberdade de descobrir seu próprio caminho enquanto você tenta guiá-lo. Ele também precisa sentir seu apoio e amor.