Os problemas do casamento podem ser terrivelmente dolorosos e difíceis de superar. Saber que você pode estar perdendo a pessoa que ama é difícil para qualquer pessoa. No entanto, se houver uma chance de você fazer algo para salvar esse relacionamento, você deve fazer o que puder. Você pode se sentir impotente para melhorar a situação, mas deve tentar. Se você não tentar salvar seu relacionamento, ele acabará.
A boa notícia é que, por mais desoladora que a situação possa parecer, sempre há esperança. Faça o possível para se manter unido e se concentrar no objetivo imediato e positivo de salvar seu casamento.
Harmonia conjugal
Cada relacionamento conjugal é único. Em sua busca pela harmonia conjugal e um vínculo mais saudável com seu cônjuge, você pode achar o seguinte conselho muito útil.
Identifique verdadeiramente seus problemas. A única maneira de você fazer progressos em seus problemas conjugais é determinar quais são esses problemas. Dar uma olhada honesta em seu relacionamento é o primeiro passo para a cura. O mais importante nesta fase é a honestidade completa. Se você tentar minimizar seus problemas ou procurar uma solução rápida, estará prestando um péssimo serviço a si mesmo e a seu cônjuge e, por fim, estará fadado ao fracasso.
Estabeleça metas para trabalhar em conjunto. Estabeleça metas realistas pelas quais você possa trabalhar como casal. Obviamente, seu objetivo final é ficarmos juntos. No entanto, comece com mini-objetivos. Tente fazer os seguintes objetivos:
Vamos nos comunicar sem discutir.
Tentaremos fazer as coisas como casal.
Encontraremos um fim para nossos problemas.
Vamos anotar nossos sentimentos e permitir que o outro os leia.
Comunique-se e faça concessões. Se você quiser que seu relacionamento dure, vocês devem ser capazes de conversar um com o outro. A comunicação é a chave para qualquer relacionamento duradouro. Depois de estabelecer um diálogo aberto, você pode começar a se comprometer e se curar. A importância do compromisso não pode ser exagerada. Ambos devem ser capazes de discutir seus sentimentos e chegar a um acordo sobre o que acham que o relacionamento precisa. Vai ser uma questão de dar e receber. Se você tiver problemas de comunicação, tente pesquisar 'Exercícios de comunicação' em um mecanismo de busca. Depois de explorar os resultados, tente alguns exercícios promissores com seu cônjuge.
Deixe de lado os argumentos mesquinhos e busque a cura. Se você realmente deseja fazer seu casamento dar certo, terá de ignorar a mágoa que sente em relação às discussões anteriores. Você precisa procurar soluções em vez de culpar seu parceiro. Muitas vezes é muito mais fácil ficar ressentido com alguém do que esquecer discussões, encontrar perdão e seguir em frente com sua vida. No entanto, até encontrar uma maneira de se comunicar construtivamente sobre sua dor e como curá-la, você permanecerá preso na mesma rotina.
Use mediação, se necessário. Alguns casais se beneficiam de aconselhamento profissional, enquanto outros acham benéfico que amigos ou familiares meditem suas sessões de comunicação, até que possam falar sem discutir. Independentemente da dificuldade, a comunicação é necessária para restaurar seu casamento. Você precisa redescobrir o que ama um no outro e precisa fazer isso sem discutir ou tentar infligir dor. Com isso em mente, ter uma mediação amigável muitas vezes pode ajudar os casais a encontrar clareza e abordar os aspectos destrutivos de seu comportamento. Isso pode não ser necessário para todos os casais, mas pode ajudar aqueles que têm verdadeiros problemas de comunicação.
Seja paciente; leve todo o tempo necessário para curar. Seus problemas conjugais não surgiram durante a noite e não serão curados durante a noite. Vocês precisam reservar um tempo para examinar juntos seus pontos fortes e fracos no casamento. Discuta todas as emoções que vocês dois sentem até que estejam centrados e prontos para começar de novo.
Dicas rápidas:
Nunca suprima suas emoções. Sempre seja honesto sobre seus sentimentos. Segurar as coisas não só vai machucá-lo, mas pode aumentar a dor que seu relacionamento já está sofrendo.
Se você e seu cônjuge concordam em perdoar um ao outro, lembre-se de que o passado é o passado. Nunca traga argumentos do passado na esperança de que você acertará desta vez.