Como usar a resolução de conflitos no seu relacionamento?
Andres Serna Galvão Neto
• 5 min de leitura
Relacionamentos são um trabalho árduo. Muitas vezes, ao longo da duração de um relacionamento, existem conflitos. A maneira como você lida com esses conflitos é importante para manter seu relacionamento feliz e seguro. A resolução de conflitos é freqüentemente recomendada por conselheiros ao aconselhar casais sobre como lidar com situações que podem causar um problema potencial. Como você pode usar a resolução de conflitos em seu relacionamento?
Quando ocorre um conflito ou você sente que um conflito pode surgir de uma determinada situação, é importante identificar e definir o conflito. Como você está começando a discutir ou discordar sobre algo, os dois no relacionamento precisam dar um passo para trás no desacordo para perceber o que está acontecendo e por quê. Se o problema for que um de vocês está chateado com a falta de esforço do outro para limpar a casa, a pessoa que está chateada deve primeiro identificar o problema. Então, vocês dois precisam sentar-se juntos para definir exatamente por que isso é um problema.
Ao identificar o problema com o seu ente querido, não use um tom de voz rude nem coloque a culpa. Os problemas raramente são unilaterais e ninguém quer ouvir quem está falando rudemente. Tente usar um tom de voz calmo e lembre-se de que seu ente querido tem sentimentos. Seja sensível, mas direto ao identificar o problema que você percebe.
Lembre-se de não trazer à tona conflitos ou brigas não relacionados do passado neste momento. Em vez disso, concentre-se neste conflito exclusivo para resolvê-lo da melhor maneira.
Depois de identificar e definir o problema, você deve concordar em trabalhar com eleaté chegar a uma solução. Isso significa encontrar tempo para descobrir o que está errado. Não basta varrer o problema para debaixo do tapete ou agir como se não fosse grande coisa. Se algo está incomodando alguém em um relacionamento, ambas as partes precisam concordar em resolver o problema juntas. Se você não resolver, muitas vezes infecciona e cresce ou causa mais problemas no futuro. Se você não for capaz de sentar e discutir o problema com seu parceiro no momento exato em que o problema surgir, estabeleça um horário para fazê-lo e mantenha-se neste momento. Se necessário, você pode acabar gastando um bom tempo conversando e tentando resolver o conflito. Está tudo bem!
Quando chegar a hora de conversar, cada um de vocês deve expressar seus sentimentos individuais sobre o assunto. Não faça rodeios ou subestime o que você está sentindo. Use afirmações do tipo 'Eu sinto' ao se expressar - coisas como: "Sinto raiva por fazer todas as tarefas domésticas, "ou" Sinto que você não deveria estar me ajudando. "O parceiro deve ouvir essas declarações e responder com uma declaração apropriada e não defensiva, como:" Eu realmente aprecio tudo o que você faz em casa. Muitas vezes me sinto oprimido quando você constantemente me diz que não estou fazendo o suficiente para ajudá-lo. "As afirmações 'Eu sinto' podem ser muito poderosas quando você se comunica com seu ente querido. É importante também lembrar de deixar seu parceiro falar sem interrupção Você deve receber a mesma cortesia em troca quando for sua hora de conversar.
Depois de expressar seus sentimentos sobre o assunto, é hora de expressar o que deseja da outra pessoa. Diga ao seu parceiro exatamente o que você quer dele. "Eu realmente apreciaria um pouco mais de sua ajuda em torno da casa de agora em diante." Essa é uma boa maneira de expressar o que você quer, sem expressar culpa ou usar raiva. Mais uma vez, não é hora de trazer à tona conflitos do passado em seu relacionamento. Sempre que precisar utilizar a resolução de conflitos em seu relacionamento, você deve se concentrar apenas no problema atual em questão. Mantenha as coisas antigas fora disso; não adianta desenterrar argumentos anteriores.
Depois de ambos discutirem exatamente o que desejam de seu parceiro, é hora de descobrir maneiras de realmente fazer isso! Digamos que você esteja chateado com a falta de ajuda na casa e seu cônjuge concorde em ajudá-lo mais. Depois de chegar a essa conclusão, pense em maneiras de atingir a meta. Pode ser tão simples quanto confiar que seu ente querido tome a iniciativa e faça mais, ou pode ser que você escreva uma lista de coisas para seu parceiro fazer em casa. Na verdade, depende apenas do casal no relacionamento. O objetivo é encontrar uma solução viável para vocês dois.
Implementar a solução é a etapa final na resolução de conflitos. Ambas as pessoas no relacionamento devem cumprir o acordo. É importante continuar a discutir o assunto e ter certeza de que o acordo está sendo honrado e que ambas as pessoas envolvidas estão felizes com o andamento das coisas.
A resolução de conflitos é uma maneira saudável de resolver os problemas à medida que surgem em um relacionamento. Por que não experimentar no seu e ver o que acontece?